ACESSIBILIDADE
-A
A
+A
Após ouvir todos os segmentos que trabalham diretamente nas unidades escolares, a secretária de Educação, Silvana Elias reuniu toda sua equipe para socializar os resultados obtidos com o Projeto Fala Educador. Foram oito encontros concretizados desde o inicio do projeto em maio deste ano, com a presença de aproximadamente 300 pessoas, divididas por cada segmento dos profissionais que atuam nas unidades escolares. E ainda, mais dois encontros com os presidentes e vice-presidentes dos Grêmios Estudantis, cerca de 32 alunos.
O encontro aconteceu na tarde da última sexta-feira (31), na casa do Educador, com a presença do secretário adjunto Eduardo Callegari, dos diretores, assessores de gabinete, chefes de departamento e chefes de seções. O objetivo do Projeto Fala Educador é favorecer o processo democrático de avaliação, oportunizando a comunicação direta, assim identificando os avanços e possibilitando avaliar os dois anos dessa gestão sob a ótica de cada segmento.
Segundo a secretária, o projeto Fala Educador é um trabalho desenvolvido com diferentes nomenclaturas. "Esse contato informal é mais eficiente para elencar com cada segmento as verdadeiras conquistas, identificar os problemas reais. Formulários, e-mails, isso não consegue ir tão a fundo identificando tudo que precisa ser visto e corrigido", afirma.
Durante as ponderações, algumas ganharam destaques por parte dos profissionais e alunos ouvidos, como por exemplo, mais apoio e assistência pedagógica nas unidades escolares, avaliação sistêmica dos projetos executados com respectivos redirecionamentos, retorno do livro didático, a qualidade e beleza dos kits e uniformes escolares, entre outros. Houve também ponderações, como infraestrutura, tecnologia e burocracia, que estão sendo analisadas, para providências.
Os projetos Escola e Família, Rádio Escola, Grêmio Escolar, agentes de leitura foram os favoritos entre os debates do projeto, principalmente pelos alunos. Os jovens gremistas opinaram ainda sobre os uniformes para o próximo ano, fizeram algumas reivindicações que serão analisadas pela equipe responsável.
Para a assessora de gabinete, Eliane Almeida, essa ação é uma revolução e nunca foi vista antes. "Nos meus vários anos de Secretaria de Educação, nunca nem ouvi falar em algo do tipo. Cem por cento nunca seremos, e nem poderemos, pois estar vivo é um desafio, apenas seremos cem por cento quando morrermos", pontua.
“Foi tão proveitoso os resultados obtidos que planejamos repetir os encontros do projeto em novembro, e dessa vez acreditamos que a participação será muito maior," finaliza Silvana.
Camila Paiva – Estagiária Comunicação PMU
Atendimento ao público: 12h às 18h
Av. Dom Luiz Maria Santana, 141 - Santa Marta - CEP.: 38061-080 - Uberaba/ MG - Tel.: (34) 3318-2000