WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

12/09/2015 - Uberaba receberá o Projeto Rios Voadores

Com o intuito de chamar a atenção dos alunos para a preservação das águas doces do planeta, a Secretaria de Educação por meio do Departamento de Arte, Cultura e Projetos Especiais realiza uma parceria com o Projeto Rios Voadores. Todas as 31 Unidades Escolares de Ensino Fundamental participarão deste Projeto que promove palestra, oficinas e disponibiliza materiais de estudo, como livro infanto juvenil, mapas e material didático para os professores com atividades, vídeos e metodologias para trabalhar esse fenômeno dos rios voadores dentro da sala de aula.
 
Na próxima segunda-feira, (14) a partir das 19h30, o anfiteatro Mário Pimenta Camargo receberá um dos idealizadores do projeto, o piloto e ambientalista suíço Gérard Moss para uma palestra aberta ao público, onde falará mais informações sobre o seu projeto e sobre o fenômeno. Nos dias seguintes, terça e quarta-feira (15 e 16), todos os professores de geografia, ciências, auxiliares de biblioteca e professores orientadores participarão de uma oficina com a equipe de profissionais Rios Voadores com o objetivo de estabelecer as metas e conhecer os materiais que serão utilizados com os educandos até dezembro.
 
Segundo a diretora do Departamento, Edilene Leal o Projeto visa a união da ciência com a educação, tendo como objetivo final formar um elo que facilite o repasse de conhecimentos e informações para o público por meio dos alunos. “O foco principal são ações educacionais, com a capacitação de professores da Rede Municipal de Ensino sobre os rios voadores”, pontua.
 
Para a chefe de Seção do Departamento, Lúcia Oliveira, o projeto será um ganho para o município. “Faremos a diferença. Vamos unir com o Projeto de Agentes de Meio Ambiente das Escolas, os jovens que já desenvolvem atividades voltadas ao meio ambiente, também serão multiplicadores dos conhecimentos a cerca desse tema. E ainda, desenvolveremos junto com os auxiliares de biblioteca um concurso de frases e quadras poéticas”, explica.
 
Meio Ambiente – A Secretaria Municipal de Meio Ambiente também é parceira no projeto Rios Voadores. O chefe da Seção de Arborização Urbana, Thiago Pires, ministrará palestra sobre a valorização da floresta urbana. O evento integra o Projeto de Arborização Urbana da cidade de Uberaba, que visa a preservação e extensão das áreas verdes no município.
 
Fenômeno rios voadores
 
Segundo o Projeto, os rios voadores são “cursos de água atmosféricos”, formados por massas de ar carregadas de vapor de água, muitas vezes acompanhadas por nuvens. Essas correntes de ar invisíveis passam por cima das nossas cabeças carregando umidade da Bacia Amazônica para o Centro-Oeste e Sul do Brasil. Essa umidade nas condições propicias como uma frente fria vinda do sul, por exemplo, se transforma em chuva. É essa ação de transporte de enormes quantidades de vapor de água pelas correntes aéreas que recebe o nome de rios voadores.
 
Camila Paiva e Mariana Bananal (Estagiárias de Jornalismo)

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar