WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

16/09/2015 - Educação promove atividades com jovens do 6º ao 9º ano pelo Projeto Escola e Família

Nessa quarta-feira, (16) a partir das 8h a Escola Municipal Professora Stella Chaves recebe a Dra. Priscila de Almeida Morelli, em um bate papo para estreitar o conhecimento sobre sexualidade e os jovens. A ação é uma parceria da Secretaria de Educação por meio do Programa Escola e Família entre o Projeto Lions Quest, e será aberta aos adolescentes do 6º ao 9º ano, professores, equipe dirigente, pedagogas e coordenadoras da Unidade Escolar.

Ainda essa semana, sexta-feira (18), a E.M. Niza Marques Guaritá recebe mais uma edição do Projeto Semeando Vida, uma ação que é desenvolvida por um grupo de três psicólogos voluntários, Stanley César, Junior Moura e Vinícius Carneiro, que juntos desenvolvem atividades de cunho reflexivo envolvendo o contexto educacional, escolar, familiar, pessoal e profissional dos alunos.
 
“Essas atividades, são em grande maioria dinâmicas nas quais abordamos temas sugeridos por eles mesmos nos primeiros encontros. Optamos por essa estratégia para nos aproximarmos mais da realidade e da vontade que eles têm de expressar e conhecer melhor o que acontece em seu mundo. A cada encontro, abordamos temas diferentes e tentamos explorar ao máximo cada temática, levando uma visão mais ampliada ao jovem sobre aquele contexto que estamos focando”, explica Vinícius.

O Semeando Vida acontece juntamente com o Escola e Família, quinzenalmente até o fim do ano com cerca de 40 alunos, divididos em duas turmas de 20, aproximadamente, entre o 7º e 8º ano do ensino fundamental da Escola Niza.  “Ao passo que temos a oportunidade de levar a visão da Psicologia aos profissionais e alunos envolvidos, cada vez que encerramos um encontro, saímos, nós três, mais ricos de esperança, gratidão e amadurecimento”, conta Carneiro.

Segundo a assessora do Programa Parceria Escola e Família, Rose Mota, o encontro fortalece o aluno e cria condições para tomadas de decisões assertivas, minimizando a vulnerabilidade e melhorando o desempenho escolar. “A adolescência é um momento de indecisões e de experiências. A maturidade vem lentamente e toda a decisão tomada deve vir orientada e acompanhada de responsabilidade”, explica.

O Projeto “Parceria Escola e Família” é uma ação da Secretaria de Educação, com o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), Conselho Tutelar, Ministério Público e Secretaria da Saúde, com único objetivo de atender alunos, famílias e professores que necessitam de apoio, através de encontros e atividades nas escolas municipais.
 
As ações do Parceria Escola e Família acontecem o ano todo e está presente nas Escolas Municipais: Arthur de Melo, Joubert de Carvalho, Reis Junior, Esther Limirio Brigagão, José Maciotti, Stella Chaves, Monteiro Lobato e Niza Marques Guaritá. As demais escolas participantes também receberão ações sobre o assunto mas ainda não há uma data programada.
 
Camila Paiva
Estágiaria Comunicação Semed/PMU

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar