WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

01/10/2015 - Semed realiza I Fórum de Educação e Tecnologia na sexta-feira

A Secretaria Municipal de Educação (SEMED), por meio da Diretoria de Apoio à Educação Básica - Grupo de Trabalho de Educação e Tecnologia (GT EducTec), realiza, nesta sexta-feira, 02, o I Fórum “Diálogos Entre Educação e Tecnologias Contemporâneas Livres da Rede Municipal de Ensino de Uberaba”.


De acordo com Eliana Salge, diretora da Diretoria de Apoio à Educação Básica, a finalidade é promover a formação dos coordenadores tecnológicos, equipes gestora, pedagógica e docente das escolas da rede municipal, mostrando a importância das tecnologias educacionais como recursos pedagógicos. “Este fórum vai incentivar a utilização das TIC no processo de ensino-aprendizagem, proporcionando mais autonomia do aluno e do professor visando à evolução do processo educativo”, pondera.


A ideia é proporcionar ao aluno o trabalho com jogos ou outro tipo de software que dê possibilidades de aprofundar ou reelaborar a construção do conhecimento inserido em um contexto que respeite o processo de desenvolvimento dos alunos.


Na programação, diversas palestras com experts em tecnologias educacionais: Prof. Mestrando Frederico Guimarães, com “Software Livre e Educação nas Escolas Municipais de BH: o caso de Libertas GNU/Linux”; “Lei Áurea – A importância de sermos livres utilizando tecnologias contemporâneas”, com os professores Dr. Danilo Rodrigues César, Esp. Daniella Silva dos Anjos e Esp. Fabiana Toti Oliveira (SEMED/PMU); “Introdução ao Software Livre”, com Prof.ª Dr.ª Daniervelin Renata Marques Pereira e mesa redonda “Diálogos entre Educação e Tecnologias Contemporâneas Livres”, composta pelos professores Dr. Acir Mário Karwoski (UFTM), Dr. Arlindo José de Souza Júnior (UFU), Dr. Danilo Rodrigues César (SEMED/PMU), Dr. Welisson Marques (IFTM).


O Fórum acontece das 13h às 18h, no Anfiteatro do Centro de Educação e Tecnologia Ambiental (CETA), no Parque Tecnológico.


O projeto - Será executado 6º ao 9º ano do ensino fundamental, inicialmente (durante o segundo semestre no ano de 2015) nas escolas piloto (Escola Municipal Professor Anísio Teixeira e Escola Municipal Professora Olga de Oliveira), sendo implantado no ano de 2016 em todas as escolas da Rede Municipal de Ensino de Uberaba.


Baseados nas metas de desempenho pedagógico a serem alcançadas nos anos de 2014-2015, o GT EduTec compromete-se a manter estes equipamentos em permanente condição de uso, e, quando necessário, comunicar ao departamento responsável os problemas relativos à manutenção dos mesmos.


Cem por cento das Unidades Escolares de Ensino Fundamental, EJA e Educação Infantil utilizam as tecnologias digitais disponibilizadas por meio do PROUCA, do Laboratório de Informática, do Laboratório de Mesas Pedagógicas e por meio das lousas digitais – nas unidades escolares já contempladas com estes equipamentos – com o objetivo de facilitar o processo ensino-aprendizagem.

Jorn. Monica Cussi
Comunicação SEMED

 

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar