ACESSIBILIDADE
-A
A
+A
Uma série de ações da Prefeitura Municipal de Uberaba vai marcar a celebração do Dia Internacional de luta pela não violência contra a mulher, nesta quarta-feira (dia 25). Pela manhã, das 9h30 às 11h30, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher – CAISM, promove uma mobilização no Calçadão da rua Arthur Machado. O ato será de conscientização pela data e na oportunidade os participantes vão receber informações sobre o programa de assistência às mulheres. “Queremos mobilizar a comunidade para a importância deste tema. Pedimos a todos que compareçam de branco no Calçadão”, destaca a coordenadora do CAISM, Lélia Inês Teixeira.
No período da tarde, das 13h30 às 16h, a programação acontece na sede do CAISM (avenida Leopoldino de Oliveira, 1.160) com roda de conversa sobre o tema e oficina de beleza e autoestima.
Também em alusão à data, a campanha do Laço Branco será desenvolvida pela terceira vez em Uberaba, em uma parceria da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para as Mulheres, da Delegacia de Crime contra as Mulheres e do Centro de Referência da Mulher. A programação terá início nesta quarta-feira (25) e se encerra no dia 06 de dezembro.
A campanha contará com várias ações durante o período, como panfletagens na Praça Rui Barbosa e atrações artísticas, com o intuito de envolver os homens nesta luta. Em paralelo serão desenvolvidas diversas palestras, realizadas nos CRAS da cidade, com temas sobre as ações do órgão e a abordagem da Lei Maria da Penha.
De acordo com a gerente da Unidade I do Centro de Referência da Mulher, Juciara Moura Limírio, este ano o slogan usado será “O valente não é violento”, indicando que o “homem de verdade”, valente e exemplo para a sociedade, não pratica a violência. “Toda esta ação é uma parceria entre a Prefeitura de Uberaba e a Seds que desenvolvem um papel importante. Nesta campanha é preciso que todas as pessoas se conscientizem e ajudem a acabar com a violência”.
O Laço Branco é uma ação nacional que tem por objetivo sensibilizar, envolver e mobilizar, principalmente os homens, em ações pelo fim de todas as formas de violência contra a mulher, atuando em consonância com as ações dos movimentos de mulheres, feministas e de outros movimentos organizados em prol da equidade de gênero e justiça social.
O Mapa da Violência 2015 divulgado neste mês pela Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres do governo federal mostra que o Brasil está em 5º lugar na taxa de homicídio de mulheres. O mapa mostra que o país fica atrás apenas de El Salvador, Colômbia, Guatemala e Federação Russa.
Juliana Fidelis e Katiuscia Antunes
Comunicação SMS/ Comunicação PMU
Atendimento ao público: 12h às 18h
Av. Dom Luiz Maria Santana, 141 - Santa Marta - CEP.: 38061-080 - Uberaba/ MG - Tel.: (34) 3318-2000