ACESSIBILIDADE
-A
A
+A
Evento de orientação à comunidade vai marcar o Dia Mundial de Combate à Hanseníase nesta quinta-feira (28) no centro da cidade. A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Departamento de Vigilância Epidemiológica, vai promover uma mobilização das 8h às 17h, no calçadão da rua Arthur Machado. “Vamos fazer uma ação de orientação, com distribuição de panfletos para a população sobre a doença”, explica o diretor Robert Boaventura de Souza.
De acordo com ele, entre os temas abordados estão as formas de transmissão, os sintomas iniciais e quais os tratamentos disponíveis gratuitamente nas unidades de saúde do município. “As pessoas precisam saber que a doença tem cura e o tratamento é acessível a todos na rede pública”, destaca.
Segundo dados da Secretaria de Saúde, no ano passado foram notificados 16 casos de hanseníase em Uberaba. “A notificação precoce da doença é importante para a prevenção das incapacidades, como dormências de mãos e pés com posterior perda funcional”, comenta Boaventura.
A hanseníase é uma doença crônica, infectocontagiosa, cujo principal agente etiológico é o Mycobacterium leprae (M. Leprae). Esse bacilo tem a capacidade de infectar grande número de indivíduos, no entanto poucos adoecem. A doença atinge pele e nervos periféricos podendo levar a sérias incapacidades físicas. Os primeiros sintomas são manchas que aparecem em qualquer local do corpo, de coloração diferenciada da pele do paciente, e com perda de sensibilidade, ou seja, sem dor, coceira ou ardência na pele.
Juliana Fidelis (27/01/16)
Comunicação SMS
Mapa do Site:
Av. Dom Luiz Maria Santana, 141 - Santa Marta - Uberaba/MG
Telefone: (34) 3318-2000
Atendimento ao Público: Das 12h às 18h