WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

03/04/2016 - Alunos das escolas rurais elaboram revista sobre a valorização do homem no campo

Oitenta estudantes das escolas rurais localizadas na região de Uberaba estão envolvidos no “Projeto Zebuzinho”. O projeto está ligado aos grupos de liderança das escolas e ao Departamento de Arte, Cultura e Projetos Especiais da Secretaria Municipal de Educação. Duas edições da revista já foram publicadas e, de acordo com a assessora pedagógica do departamento, Roníria dos Santos, esta é a primeira vez em que os alunos da área rural estão envolvidos no projeto. “As duas primeiras edições foram realizadas por alunos de escolas particulares, estaduais e municipais. Agora, vamos trabalhar com alunos que moram ou tem família que trabalham no campo”, explica.

O objetivo da revista é exaltar a valorização do homem no campo, trabalhando, especialmente, os cuidados ligados à produção agrícola e leiteira. Para isso, o departamento trabalha em parceria com o Museu do Zebu, as Faculdades Associadas de Uberaba (Fazu) e o Sindicato Rural.

Durante o processo de produção da revista, os 80 Agentes Ambientais Mirins das escolas visitaram o museu, o campus da faculdade e o Sindicato. Durante as visitas, foram realizadas palestras e oficinas com técnicos da área e, após cada encontro, os alunos elaboravam trabalhos. Segundo a assessora pedagógica, a revista é composta por desenhos, jogos, poesias e redações. O lançamento do Projeto Zebuzinho acontecerá no dia 2 de maio de 2016, durante a programação da 82ª edição da ExpoZebu.

Para Roníria, o desenvolvimento do projeto com os alunos das escolas rurais ajuda no aumento da perspectiva de valorização do campo. “A revista mostra para os filhos dos produtores rurais que existem universidades, projetos de trabalho e cursos técnicos que os ajudem e, assim, eles percebem que podem permanecer no campo e se sustentar. É muito interessante a manutenção do campo no campo”, finaliza a assessora.

A revista Zebuzinho também será distribuída em cerca de dez países que possuem a criação da raça zebuína e são associados à ABCZ.

Thaís Contarin – Estagiária Secom/PMU

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar