WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

19/04/2016 - Uberaba dá a largada para as Olimpíada e Paralimpíada Interescolares Municipal

A Prefeitura de Uberaba por meio do Departamento de Assuntos Esportivos Educacionais (DAEE), da Secretaria Municipal de Educação deu início, neste domingo (17), às Olimpíada e Paralimpíada Interescolares Municipal de Uberaba 2016, com passeio ciclístico e condução da tocha confeccionada por alunos das escolas municipais.


Ao todo, 31 escolas participaram do evento, levando para o Cemea Abadia alunos, professores, pais e comunidade envolvidos no espírito esportivo. A largada do passeio ciclístico, que durou aproximadamente uma hora foi feita pelo prefeito Paulo Piau, que acompanhou todo o percurso em uma bike e pela secretária de Educação Silvana Elias, que ficou mais atrás dando suporte aos alunos que fizeram a condução da tocha. A cada 200 metros do percurso havia uma equipe de uma escola fazendo o revezamento da tocha, sendo que o objeto simbólico das Olimpíada e Paralimpíada foi levado por um aluno escolhido por cada unidade.


Ao final do trajeto de 6 km, a pira olímpica municipal foi acesa oficialmente pelo aluno cadeirante Luiz Henrique e pela atleta de ginástica acrobática, Júlia de Oliveira. Para a diretora do DAEE, Fernanda Roqueti, o fogo olímpico representa o esporte como luz nas atividades educacionais, como alicerce para que os jovens se desenvolvam integralmente, juntando o aprendizado e a prática de atividade física. Fernanda aproveitou o momento de emoção para agradecer a toda a equipe que se esforçou para realizar o evento e marcar a história de Uberaba.


Silvana Elias explicou em poucas palavras a história do esporte educacional em Uberaba, que em 2013, quando assumiu o governo, não havia política para esta atividade nas escolas. “Por onde passamos, é preciso deixar sementes, e essa que estamos plantando hoje, nunca mais deixará de acontecer. Isso porque temos a sensibilidade de um prefeito que apoia as nossas ações e está marcando o esporte de Uberaba. São esses alunos que estão aqui hoje é que vão mudar a história desse país”, acrescenta.


Já o prefeito Paulo Piau acredita que qualidade de vida passa pela escola, pois o esporte é saúde, é disciplina e é educação. “Escola não é lugar somente de ensino, é lugar também de plantar sementes e de fazer um ser humano mais completo, por meio do esporte, por exemplo”, diz. Ele ainda agradeceu a equipe da educação, por meio do DAEE e fez um convite para toda a comunidade participar das Olimpíadas e Paralimpíadas Interescolares Municipal, do dia 25 de abril a 06 de maio e, também, assistir a passagem da Tocha Olímpica no dia 08 de maio, em Uberaba.


Olimpíada e Paralimpíada Interescolares - A ação terá mais cinco etapas que consistem em Jogos Olímpicos e Paralímpicos nos Núcleos Esportivos; Gincana nas Unidades Escolares com atividades esportivas olímpicas, paralímpicas, culturais e de conhecimentos; EJA – Atividades Esportivas, Culturais e de Conhecimentos; Educação Infantil – Atividades Esportivas, Culturais e de Conhecimentos e Premiação das Escolas Vencedoras, durante Solenidade Oficial de Passagem da Tocha Olímpica em Uberaba.


Fernanda informa que os Jogos Olímpicos e Paralímpicos acontecerão em seis Núcleos e o público-alvo dessa etapa será os alunos do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental. “As escolas estão organizando os treinamentos dos alunos, com o apoio dos professores de Educação Física”, cita.
Os alunos participarão com as seguintes modalidades: Atletismo; Revezamento 75m raso – 75m raso individual; Atletismo Paralímpico; Arremesso de dardo; Arremesso de peso


75m raso individual; Esgrima; Ginástica Artística; Rugby; Vôlei Sentado; Badminton; Bocha Adaptada; Basquetebol; Handebol; Polo Aquático; Vôlei de Praia; Natação: 25 m nado livre; Tênis de Mesa; Vôlei Sentado; Futebol; Judô; Natação Paralímpica 25m livre e Goalball.


Para a Gincana nas Unidades Escolares com atividades esportivas olímpicas, paralímpicas, culturais e de conhecimento, público-alvo será os alunos do Pré-Escolar, 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental parcial e integral e alunos pertencentes aos projetos. Na etapa da Educação Infantil será elaborada atividade específica para essa faixa etária, pela equipe de cada Unidade Escolar.


Já a premiação acontecerá, após a Solenidade Oficial da Passagem da Tocha Olímpica por Uberaba, no dia 08/05, quando ocorrerá a entrega do troféu para a Escola Campeã de Cada Núcleo Esportivo.
 
Jorn. Monica Cussi
Comunicação Semed/PMU

 

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar