WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

21/04/2016 - Campanha de vacinação contra a gripe imuniza quase 29 mil pessoas

Secretaria de Saúde aguarda a liberação de novo lote de vacinas pelo governo estadual
 
Em três dias de campanha, a vacinação contra a gripe em Uberaba já imunizou 28.737 pessoas até o fim da tarde desta quarta-feira (20). “O número é surpreendente e superou as nossas expectativas. A população está fazendo a sua parte e comparecendo às unidades”, enfatiza o secretário de Saúde, Marco Túlio Azevedo Cury. A campanha começou no município na última segunda-feira (18) em 35 unidades básicas de saúde.  


O diretor de Vigilância Epidemiológica, Robert Boaventura de Souza, explica que já solicitou ao governo estadual o envio de novo lote de doses. “A nossa expectativa era receber mais vacinas ainda esta semana, conforme foi conversado na reunião técnica. Agora precisamos de um novo lote o quanto antes, em virtude da grande demanda”, destaca. A campanha de vacinação não ocorrerá nesta quinta e sexta-feira (dias 21 e 22), com o feriado de Tiradentes e ponto facultativo, e será retomada na segunda-feira (dia 25). “Nossa preocupação é que algumas unidades já vão zerar o estoque, se não recebermos um novo lote”, alerta Boaventura. O município já recebeu 40% das doses, cerca de 30 mil vacinas.


O público alvo da campanha contra a gripe são as crianças de seis meses a menores de cinco anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas com mais de 60 anos e pessoas portadoras de doenças crônicas, mediante comprovação médica. Em relação aos trabalhadores da área da saúde, neste primeiro momento serão imunizados aqueles profissionais que podem ficar em contato direto com pacientes suspeitos de H1N1 como, por exemplo, os que atuam em prontos-socorros, UTI, ambulâncias e outros. Neste caso, a vacinação ocorrerá no próprio local de trabalho, mediante solicitação ao Departamento de Vigilância Epidemiológica.


Em Uberaba o público alvo da vacinação totaliza 73.150 pessoas e o Ministério da Saúde preconiza que devem ser imunizados 80%, ou seja, 58.520. Na próxima semana, a Secretaria inicia a vacinação nos asilos e atendendo às pessoas acamadas e que não tenham condição de se deslocar até uma unidade. Nestes casos específicos, o agendamento pode ser feito na Central de Vacinas pelo telefone 3322-7822.


Ao todo 35 unidades básicas de saúde estão vacinando, no horário das 8h às 16h. As Unidades de Pronto Atendimento (UPA´s) e as Unidades Regionais de Saúde dos bairros Boa Vista e São Cristóvão (URS´s) não são locais de imunização.
 
Juliana Fidelis
Comunicação SMS

 

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar