ACESSIBILIDADE
-A
A
+A
Banco de Leite já coletou 65 litros de janeiro a abril deste ano
Grupo de doadoras participou na manhã desta quinta-feira (19) da comemoração do Dia Nacional da Doação de Leite Humano, celebrado em 19 de maio, na sede do Centro de Atendimento Integral à Saúde da Mulher (CAISM). A doação de leite humano salva vidas e, segundo informações do Ministério da Saúde, as evidências científicas indicam que bebês prematuros e/ou doentes que se alimentam de leite humano no período de privação da amamentação possuem mais chances de se recuperarem e de terem uma vida mais saudável. O leite materno contribui para o ganho de peso dos bebês prematuros e a proteção de infecções.
Balanço do Banco de Leite Humano de Uberaba indica que de janeiro a abril deste ano já foram coletados 65,51 litros de leite. Deste total, 43,6 litros foram pasteurizados e 43,39 litros foram distribuídos no período. Em 2016, o Banco de Leite Humano já atendeu 171 mães que estão amamentando para ordenha ou orientação. A enfermeira do Banco de Leite, Camila de Melo Santos, lembra que toda mãe que estiver amamentando e tiver um excesso de leite pode ajudar outros bebês através da doação. “As mães interessadas podem procurar o Banco para receber as orientações. Quanto mais estimula, mais produção de leite a mãe pode ter”, comenta.
Segundo a enfermeira, o dia 19 de maio é uma data para conscientização sobre a importância da doação. “Precisamos sensibilizar a sociedade”, completa. Segundo dados do Ministério da Saúde, o número de doações de leite humano ainda é baixo em relação à demanda no país. Atualmente, a Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano consegue suprir apenas 60% da demanda para os recém-nascidos prematuros e de baixo peso internados nas UTIs neonatais do Brasil.
Para marcar a data, o CAISM promoveu uma exposição fotográfica com as mães doadoras e um café da manhã. “Reunimos as mães para um momento de confraternização e ao mesmo tempo de sensibilização para o tema, por meio das fotos. A exposição vai permanecer aqui para apreciação do público”, comenta a coordenadora do CAISM, Daniela Nogueira Andrade Cunha Abdanur.
O Banco de Leite Humano em Uberaba fica na sede do CAISM, na avenida Leopoldino de Oliveira, 1.160, no Parque do Mirante.
Juliana Fidelis
Comunicação SMS
Mapa do Site:
Av. Dom Luiz Maria Santana, 141 - Santa Marta - Uberaba/MG
Telefone: (34) 3318-2000
Atendimento ao Público: Das 12h às 18h