WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

24/06/2016 - Prefeito visita escolas e entrega novos laboratórios de informática para os alunos

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, a escola é parte do mundo e para cumprir sua função deve estar aberta a incorporar novos hábitos, comportamentos, percepções e demandas. E a informática educacional vem como instrumento de relevância neste contexto, como processo de aprendizagem, em que trabalhar com o computador é uma possibilidade de ampliar e diversificar a prática pedagógica. Com a intenção de atender essa demanda, o prefeito Paulo Piau e a secretária de Educação Silvana Elias entregam esta semana nove novos laboratórios de informática em escolas municipais de Uberaba.


As escolas municipais Frei Eugênio, Boa Vista e Joubert de Carvalho receberam simbolicamente os computadores. Ontem (23), Piau compareceu às escolas municipais Arthur de Melo Teixeira e Profª Esther Limírio Brigagão para anunciar a novidade com a presença dos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Na próxima semana, as escolas municipais Profª Terezinha Hueb de Menezes e Uberaba receberão a visita para a entrega formal dos equipamentos que foram adquiridos por meio do ProInfo/FNDE.


Cada escola receberá dezoito microcomputadores, 10 estabilizadores, uma impressora e um servidor. Os laboratórios ProInfo estão instalados em 29 escolas de Ensino Fundamental, porém os equipamentos são de 2009, por isso novos estão sendo implantados, acompanhando as atuais tecnologias disponíveis do mercado.


Para Silvana Elias, a informática educacional tem como objetivo permitir aos alunos o contato com este mundo informatizado, sendo mais um recurso para haver a aprendizagem mais prazerosa, através de softwares educativos com conteúdos trabalhados em sala de aula pelo professor.


O prefeito Paulo Piau está muito satisfeito pelas conquistas da educação em Uberaba e os laboratórios de informática já são realidade nas escolas, mas muitos já estão defasados. Para ele, os computadores somam-se a todas as ações que eles têm feito para agregar pontos para a qualidade da educação, como as reformas em mais de 40 escolas e a entrega de 15 novas unidades.


Uma das escolas que ainda não tinha um Laboratório de Informática era a E.M. Terezinha Hueb de Menezes, localizada no Jardim Copacabana. A diretora Ana Lúcia Vieira acredita que a conquista será de grande importância para o desenvolvimento sociopedagógico dos alunos. E conta que para muitos alunos o acesso à tecnologia não é uma realidade. Ela afirma que “o trabalho pedagógico utilizando a tecnologia contribui muito para a interação do aluno com o mundo, que na escola será um verdadeiro trabalho de inclusão digital”.


ProInfo - Inicialmente denominado de Programa Nacional de Informática na Educação, foi criado pelo Ministério da Educação, através da Portaria nº 522 em 09/04/1997, com a finalidade de promover o uso da tecnologia como ferramenta de enriquecimento pedagógico no ensino público fundamental e médio. A partir de 12 de dezembro de 2007, mediante a criação do Decreto n° 6.300, o ProInfo passou a ser Programa Nacional de Tecnologia Educacional, tendo como principal objetivo promover o uso pedagógico das tecnologias de informação e comunicação nas redes públicas de educação básica.

Jorn. Monica Cussi
Comunicação SEMED

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar