ACESSIBILIDADE
-A
A
+A
Cemei levará o nome da professora e escritora Eunice Pühler
Nesta quinta-feira, as 18h30, o prefeito Paulo Piau entrega, com muita satisfação, mais um Cemei, que faz parte da meta de se construir 15 escolas durante o atual governo. Com recursos federais e contrapartida municipal, o Cemei Professora Cemei Eunice Pühler, no bairro Tancredo Neves, foi um projeto desenvolvido de acordo com o Programa Proinfância.
A capacidade de atendimento é de até 224 crianças, em dois turnos (matutino e vespertino), e 112 crianças em período integral. As escolas de educação infantil são destinadas a crianças na faixa etária de 0 a 5 anos e 11 meses, distribuídos da seguinte forma: Creche I – 0 até 18 meses; Creche II – 18 meses até 3 anos; Creche III – 3 anos até 4 anos; Pré-escola – para crianças de 4 até 5 anos e 11 meses. O valor orçado para esta obra foi de R$ 1,6 milhão.
Cumprindo a legislação federal, de que todas as crianças de 4 e 5 anos deverão estar na escola até o fim de 2016, a secretária de Educação tomou providências antecipadas e os alunos do Cemei que será inaugurado amanhã, já estão estudando em espaço emprestado pela Escola Estadual Lauro Fontoura, desde o início do ano.
A diretora Sílvia Carvalho passará o cargo para a diretora Ytiane Lazari, que assumirá a nova unidade. Ela afirma que está ansiosa para receber todas as crianças no início de agosto, no retorno das férias.
A secretária de Educação Silvana Elias considera que as obras realizadas durante este governo demonstram a preocupação do prefeito Paulo Piau com a educação de qualidade, que passa não somente pela valorização dos profissionais e humanização do ensino, como também por um excelente ambiente, onde os alunos e educadores possam ter infraestrutura adequada para realizar as atividades com sucesso. Até o final do ano, está prevista a entrega de mais três unidades.
Eunice Pühler - Eunice de Sousa Lima Pühler nasceu em Perdões (MG), em 1918. Foi escritora, ensaísta, poetisa, neta, filha, irmã, esposa e mãe de professores.
Fundadora e diretora do Grupo Escolar Uberaba em 1945; diretora do Colégio Dom Eduardo por 30 anos, Inspetora do Colégio N. Sra. Das Dores, professora de psicologia na Faculdade Santo Tomaz de Aquino - FISTA e no Colégio Estadual Castelo Branco (Escola Normal).
Proprietária e dirigente do Colégio Cristo Rei, durante 35 anos.
Eunice destacou-se sempre por sua enorme vivacidade e alegria, completa dedicação à educação e pelo imenso potencial humano que caracterizou sua personalidade.
Cidadã uberabense por opção e concessão da comunidade, dedicou trinta anos de magistério à juventude de Uberaba e, em plena atividade cultural, fez sensível homenagem à sua terra natal com As Mil e Uma Ruas Por Onde Andou... Minha Infância.
Escreveu quase 20 livros infantojuvenis.
Participou de várias edições das revistas Convergência e Cosmovisão.
Participou, também, de inúmeros Salões do Livro de Minas Gerais, e Encontros de Literatura em todo o país. Ocupou a Cadeira n9 32 da Academia de Letras do Triângulo Mineiro. Faleceu em Uberaba no dia 10 de junho de 2007.
Algumas obras publicadas: Menino do Mar; Menino de Cristal; Menino do Cerrado - 3 V.; Menina Rosa; Menina dos Olhos de Deus; Coração do Cerrado; Bichos do Cerrado.
Jorn. Monica Cussi
Comunicação Semed/PMU
Mapa do Site:
Av. Dom Luiz Maria Santana, 141 - Santa Marta - Uberaba/MG
Telefone: (34) 3318-2000
Atendimento ao Público: Das 12h às 18h