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Educação e Cultura

23/08/2016 - Professoras da rede municipal apresentam projetos de Tempo Integral com Seminário

Tempo Integral atende 12 mil alunos de escolas municipais


O sábado foi de resultados para professores de Tempo Integral da Secretaria Municipal de Educação de Uberaba (Semed), com o Seminário de Encerramento do Curso de Práticas Educativas em Tempo Integral numa Perspectiva Científica. As professoras apresentaram, em banners e power points, os resultados dos projetos realizados em sala de aula como complemento às 60 horas do curso de formação.


De acordo com Luciana Ciabotti, do Departamento Pedagógico da Semed, o Seminário tem como objetivo mostrar a mudança na prática do Tempo Integral nas escolas da rede municipal, que incentivam os alunos e professores a entenderem o espaço escolar com uma nova perspectiva. “Foi um momento de integração entre os professores de Tempo Integral, mostrando o potencial de cada um e revelando talentos para o desenvolvimento e a prática pedagógica”, diz.


A professora Dra. Maria Amélia de Castro dialogou sobre “Os desafios da escola de Tempo Integral” e fez uma reflexão sobre como aproveitam o seu tempo. Assim como na vida pessoal, o tempo na escola também deve ser direcionado pedagogicamente, mesmo com atividades mais lúdicas, como a arte, a dança e o esporte.


Houve apresentação também de alguns projetos: “Hora do Conto: Branca de Neve e os sete anões, da professora Janayna Muzzi (E. M. Esther Limírio Brigagão); Mandalas, da professora Karina Helena (E.M. Esther Limírio Brigagão); Brincando com pingos, professora Jeancarla Gomes e Alessandra Balduíno (E.M. Prof. José Geraldo Guimarães); Seres vivos e não vivos, da profª. Michelly Silva Alvarenga (E. M. Uberaba); Projeto As Diferenças, profª. Rosi Aparecida Fanzani Gonçalves (E. M. Profª Esther Limírio Brigagão); Projeto Pinóquio, profª Mariana Martins de Andrade (E. M. Frei Eugênio); A importância da culinária afrodescendente, professora Izabel Valkiria Lopes (E. M. Professora Geni Chaves); O homem que calculava de Malba Tahan – recursos do jogo de xadrez, da professora Rosângela Maria da Rocha (E. M. Boa Vista). Nas apresentações de power point as professora Alessandra C. Gomes, Grazielle Fernandes e Márcia da Costa, da E. M. Joubert de Carvalho mostraram “Borboletário – A alegria das borboletas”. Já a professora Renata Prata Stacciarini, da E. M. Santa Maria apresentaram “Viagem imaginária na maleta de contos encantados: a fazenda de Dona Berenice” e a professora Eliana Conceição, da E. M. Profª Geni Chaves apresentou o projeto “Anjo Negro, respeitando as diferenças”.


Tempo Integral - Trata-se do trabalho realizado com alunos que participam da proposta de Escolas de Educação Integral, definidas pelo Ministério da Educação, como aquelas que ofertam, no mínimo, 7 horas diárias para atividades de ensino/aprendizagem. Em Uberaba, existem experiências com até 10 horas de permanência de crianças e adolescentes nos Cemeis e escolas municipais. A ampliação da jornada escolar da Rede Municipal de Ensino tem sido ofertada para crianças de 4 meses a 5 anos de idade; para, preferencialmente, as turmas de 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental, em zona urbana; para as turmas de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, em relação às escolas do campo e para as turmas do Ensino Fundamental, que não estão inseridas na proposta de Tempo Integral desenvolvida junto ao plano curricular, tanto na zona urbana quanto no campo, há a oferta de atividades da Jornada Ampliada, desenvolvidas no contra turno ao Ensino Regular.


Essa ação é realizada pela Diretoria de Ensino, com total apoio da Diretoria de Apoio à Educação Básica e da Diretoria de Assuntos Esportivos e Educacionais, da Semed. Além das atividades pedagógicas, esportivas e culturais, registra-se também o atendimento, em todas as Unidades Escolares Municipais, dos alunos com as mais diversas deficiências.


De acordo com o Censo Escolar, Uberaba atendeu 12 mil alunos no ano de 2015, em Tempo Integral. Em relação a 2012, houve aumento de 63,7% no número de alunos atendidos em 67 unidades escolares.


Monica Cussi
Comunicação Semed/PMU

 
 
 

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