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Educação e Cultura

09/09/2016 - IDEB das escolas municipais cresce e colabora para alcance da meta nacional

A educação básica municipal antecipou a meta brasileira, prevista somente para 2022, no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), relativa aos anos iniciais do ensino fundamental em 2015, alcançando a marca de 5.9, com aumento de 0,3 pontos em relação a 2013. Os números indicam que as escolas municipais de Uberaba estão entre as melhores de Minas e do País, já que a meta do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para 2022 é de que todas as escolas do Brasil alcancem o índice mínimo de 6.0. “Portanto, praticamente já alcançamos esta meta, consolidando a educação de qualidade que oferecemos na rede municipal”, comenta Maria Inez De Martino Prata, chefe do Departamento Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação (Semed). As escolas municipais de Uberaba estão à frente de importantes municípios como Uberlândia, Juiz de Fora, Contagem e Montes Claros.


A secretária de Educação, Silvana Elias está emocionada com o resultado e agradece o esforço das equipes nas unidades escolares, que tecem a educação responsável e de qualidade. “Quem tinha dúvidas sobre o nosso trabalho, perdeu a esperança de nos atacar. Uberaba deu um show, mais uma vez”, ressalta. Para ela, o número mostra que a educação está no caminho certo, com diversos pontos a serem citados, como: maior valorização dos profissionais da educação, plano de carreira, 1/3 de extraclasse; Casa do Educador, que investe em formação continuada; fortalecimento da Universidade Aberta do Brasil; investimentos na inclusão, com Atendimento Educacional Especializado, atendimentos no Centro de Referência de Educação Inclusiva e melhoria da infraestrutura das escolas, além da diminuição da evasão escolar de 30% para 7% e relação mais humanizada com os educadores. “A educação municipal mostra que é possível fazer uma educação pública de qualidade. Falta mesmo, nesse país, vontade política pra mudar! Obrigada a todos e todas que reconhecem o esforço da nossa equipe e das unidades! Com certeza vamos chegar mais longe!”.


Nilza Consuelo, presidente do Conselho Municipal de Educação considera que toda a equipe da Educação sente-se fortalecida para continuar a investir na aprendizagem dos alunos diante dos resultados.


Criado em 2007, pelo Inep, foi formulado para medir a qualidade do aprendizado nacional e estabelecer metas para a melhoria do ensino. O Ideb funciona como um indicador nacional que possibilita o monitoramento da qualidade da Educação pela população por meio de dados concretos, com o qual a sociedade pode se mobilizar em busca de melhorias. Para tanto, o Ideb é calculado a partir de dois componentes: a taxa de rendimento escolar (aprovação) e as médias de desempenho nos exames aplicados pelo Inep. Os índices de aprovação são obtidos a partir do Censo Escolar, realizado anualmente.


As médias de desempenho utilizadas são as da Prova Brasil, para escolas e municípios, e do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), para os estados e o País, realizados a cada dois anos. As metas estabelecidas pelo Ideb são diferenciadas para cada escola e rede de ensino, com o objetivo único de alcançar 6 pontos até 2022, média correspondente ao sistema educacional dos países desenvolvidos.


Nos anos finais do Ensino Fundamental, a educação municipal manteve a nota atual, mas a SEMED entrou com um recurso junto ao Inep, pedindo a revisão da Taxa de Fluxo (participação dos alunos na prova), que interferiu diretamente neste resultado.


Monica Cussi
Comunicação Semed/PMU

 
 
 

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