ACESSIBILIDADE
-A
A
+A
A Secretaria de Saúde promoveu nesta segunda-feira (21) e amanhã, terça-feira (22), a capacitação dos profissionais de saúde que atuam no Programa Saúde da Família – PSF, para identificarem possíveis casos de tuberculose na cidade. O evento foi realizado no anfiteatro do Centro Administrativo da Prefeitura. Participaram do primeiro dia de capacitação 108 profissionais.
Conforme explica o diretor do Departamento de Vigilância Epidemiológica, Robert Boaventura de Souza, os profissionais que estão recebendo esse treinamento fazem as visitas domiciliares e poderão praticar uma busca ativa, com o intuito de identificar os sintomas e promover o devido encaminhamento.
“É importante salientar que a tuberculose tem cura. A pessoa que tiver apresentando os sintomas tem de ser encaminhada a Unidade Básica de Saúde para fazer o acompanhamento com o médico. Após fazer os exames, se der positivo, a pessoa já começa o tratamento”, pontua Robert.
Esses profissionais estão recebendo orientações sobre como abordar os possíveis casos que forem identificados e posteriormente encaminhar a pessoa com tosse, considerado o sintomático respiratório, para ser avaliada em uma unidade de saúde.
Doença - A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível, causada pelo Mycobacterium tuberculosis, que afeta prioritariamente os pulmões, embora possa acometer outros órgãos e sistemas. A apresentação pulmonar, além de ser mais frequente, é também a mais relevante para a saúde pública, pois é a principal responsável pela transmissão da doença. De acordo com informações do Ministério da Saúde, a cada ano são notificados aproximadamente 70 mil casos novos no país e ocorrem 4,6 mil mortes em decorrência da doença. Em Uberaba foram notificados 94 casos em 2015 e 60 confirmações da doença em 2016 até o momento.
Jorn. Natália Melo
Comunicação PMU
Mapa do Site:
Av. Dom Luiz Maria Santana, 141 - Santa Marta - Uberaba/MG
Telefone: (34) 3318-2000
Atendimento ao Público: Das 12h às 18h