ACESSIBILIDADE
-A
A
+A
A Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria Municipal de Educação, tranquiliza pais e responsáveis pelos alunos da rede municipal e descarta qualquer possibilidade de não ofertar os kits escolares e uniformes aos 25 mil estudantes em 2017. A afirmação acontece após questionamento do Sindicato dos Educadores do Município de Uberaba (Sindemu), que se posicionou contrário à compra dos materiais para o próximo ano.
A secretária de Educação Silvana Elias pondera que as famílias estão vivendo transtornos financeiros que afetarão diretamente a educação e a saúde, por exemplo, com a migração de alunos da rede particular para a pública e a exclusão do plano de saúde do orçamento, levando centenas de cidadãos para o SUS. Portanto, nas palavras dela, “num país e em um município como Uberaba, que prioriza a educação, eu penso que preservar o pagamento dos educadores e o apoio às famílias neste momento é de fundamental relevância. Justamente agora, com o país em recessão, quando as famílias mais carentes precisam de apoio é que o Poder Público deve estar presente e não vamos falhar com estes pais e alunos”.
Em relação à aquisição de uniformes e kits escolares, cabe ao Poder Executivo a decisão. “É preciso explicar que os uniformes não entram nos 25% destinados à educação e é uma decisão do governo municipal de ordem financeira, visto que é recurso próprio”, completa.
A Semed esclarece ainda que uniformes e kits escolares não são adquiridos com recursos do Fundeb, que usa quase 100% para a remuneração do professor, quando a obrigatoriedade seria de 60%. “Se aqui nos não tivéssemos kits, muitas crianças não estariam na escola”, finalizou Elias.
Monica Cussi
Comunicação Semed
Mapa do Site:
Av. Dom Luiz Maria Santana, 141 - Santa Marta - Uberaba/MG
Telefone: (34) 3318-2000
Atendimento ao Público: Das 12h às 18h