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Educação e Cultura

12/12/2016 - Projeto que une Esporte Educacional e Inclusão deve ser ampliado na rede municipal em 2017

Ideia é atender alunos de mais quatro unidades no próximo ano, chegando a 80 participantes.

O ano de 2016 foi determinante para a educação municipal, no que se refere à inclusão de pessoas com deficiência atendidas na rede municipal. A parceria entre o Departamento de Inclusão e a Seção de Apoio ao Paradesporto/DAEE, com o projeto “Esporte Educacional Especializado: uma possibilidade a mais”, resultou em vivências positivas para alunos, familiares e educadores, que sinalizam a continuidade e ampliação das atividades no próximo ano.


O projeto visa oportunizar ao aluno com deficiência, já atendido na rede, o ensino da prática educacional esportiva, de forma organizada, com estrutura física adequada, acompanhamento de profissionais qualificados e gratuitamente.


Denise Scussel, chefe do Departamento de Inclusão da Secretaria Municipal de Educação, afirma que as pessoas com deficiência que estudam na rede, muitas vezes, não têm acesso às atividades esportivas e este projeto vem de encontro ao que é proposto no lema Escola do Caminho: vereda que ensina, humaniza e transforma. Com poucos meses de funcionamento, os resultados foram considerados excelentes.


Quem concorda é o professor Leandro Manoel, conhecido como Presunto: “para mim foi como uma experiência nova, busquei alguns estudos para trabalhar com esses alunos e adaptar as atividades. Estou feliz e emocionado com os resultados. Alguns alunos que não tinham aquela confiança neles mesmos, com motivação e as práticas, viram que são capazes de fazer os exercícios e hoje correm, pulam, nadam. Isso mostra o quanto modificaram seu desenvolvimento motor e psicológico”, conta.


Para esta primeira etapa, foram encaminhados, inicialmente, 36 alunos das escolas municipais Boa Vista, Professora Geni Chaves e Pequeno Príncipe e do Cemei Luciano Portelinha Mota.


A chefe da seção de Paradesporto, Ana Eloisa Garcia, considera que o projeto foi um desafio, porém promoveu o bem biopsicossocial dos alunos com deficiência dos alunos ligados às salas de Atendimento Educacional Especializado (AEE). Para ela, um ponto excelente do projeto foi a confiança e amadurecimento dos profissionais Educação Física. “Foi enriquecedor para os alunos, mas foi muito mais para nós. Notamos nos olhos das crianças e dos pais o agradecimento pelo apoio desses profissionais. É um sentimento de gratidão e de um trabalho bem executado com todas as dificuldades, mas conseguimos um ponto muito positivo para o esporte educacional e para a inclusão em Uberaba”.


O objetivo do projeto é desenvolver hábitos e atitudes que favoreçam a disciplina, dedicação, persistência, respeito, autonomia e independência por meio das práticas esportivas educacionais, bem como oportunizar a prática esportiva educacional como lazer, reabilitação, desenvolvendo as habilidades motoras e funcionais para melhorar a realização das atividades de vida diária, como finaliza Denise Scussel.

Jorn. Monica Cussi
Comunicação Semed/PMU
 

 
 
 

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