ACESSIBILIDADE
-A
A
+A
A Secretaria Municipal de Educação (Semed) segue o cronograma de matrículas para as escolas municipais, conforme divulgado no Porta-Voz nº1459, do dia 04 de novembro. O período de matrícula é unificado. Nesta semana, de 12 a 16 de dezembro, quando o número de inscritos for superior ao número de vagas, haverá sorteio conforme explícito no documento, que estabelece prioridade para os alunos que realizaram inscrições no Cadastro Escolar (para o Ensino Fundamental) e no cadastramento realizado previamente pela Semed (para a Educação Infantil).
Na educação infantil, há um cronograma para atender crianças de 04 meses a 05 anos. Lembrando que é dever dos responsáveis matricular a criança a partir de 4 anos na Educação Básica, conforme disposto na Lei n°12796/2013. Para a matrícula inicial no primeiro ano do Ensino Fundamental, o aluno deverá ter idade de 06 anos completos até 31 de março do ano em que ocorrer a matrícula. A modalidade de ensino Educação de Jovens e Adultos – EJA será ofertada pelo município e destinada àqueles que não tiveram acesso ou continuidade nos estudos no Ensino Fundamental até 14 (catorze) anos.
O período de inscrição para alunos novatos obedecerá ao Cronograma de atividades previstas na Portaria. Na semana passada, foram realizadas as matrículas de alunos que tiveram irmãos matriculados e frequentes na Unidade Escolar, ou filho de servidor municipal em exercício na Unidade, se confirmada a existência de vagas.
A inscrição para o sorteio de vagas nas Escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental observará, prioritariamente, o critério de zoneamento escolar e, ainda persistindo a existência de vagas, poderão ser matriculados os educandos que residem fora do zoneamento.
Os pais e responsáveis devem ficar atentos, pois cada Unidade Escolar definirá, junto ao Conselho Escolar, divulgará o dia e o horário do sorteio das vagas para a efetivação das matrículas dos alunos inscritos. Para concorrer à vaga pretendida, neste caso, o aluno, quando maior de idade, ou seu pai/responsável legal, deverá estar presente na data e nos horários previstos e divulgados pelas Unidades de Ensino, portando o comprovante de inscrição. A Unidade Escolar que apresentar demanda maior que o número de vagas, após o sorteio, deverá elaborar lista de espera e, assim que surgir a vaga, convocar o aluno, mesmo que seja no decorrer do ano letivo.
Matrículas - As inscrições e/ou matrículas para as vagas existentes nas Unidades de Ensino deverão ser realizadas pelos pais/responsável legal ou pelo aluno maior de 18 (dezoito) anos, munidos de cópia dos seguintes documentos: Certidão de nascimento ou de casamento; Comprovante atualizado de residência (CEMIG); Cartão de vacinas atualizado para alunos da Educação Infantil ao 9º ano; Documento de identidade com foto para o aluno maior de 18 (dezoito) anos de idade; Documento de identidade com foto dos pais ou do responsável legal para aluno menor de idade; Declaração de Transferência / Histórico Escolar; Cartão do SUS; Número do NIS do aluno (Bolsa Família), quando for beneficiário.
No ato da matrícula, a Unidade Escolar providenciará os seguintes documentos a serem assinados pelos pais/responsável legal ou alunos maiores de 18 (dezoito) anos: Termo de Compromisso; Declaração de autorização ou de negativa do uso de imagem do aluno, referente ao ano letivo; Termo de Pré-Inscrição na Jornada Ampliada – Esportiva ou Cultural, para os alunos interessados.
Mais informações no site da Prefeitura de Uberaba, no Porta-Voz (1459), do dia 04 de novembro de 2016: (http://migre.me/vIuyB)
Monica Cussi
Comunicação Semed/PMU
Mapa do Site:
Av. Dom Luiz Maria Santana, 141 - Santa Marta - Uberaba/MG
Telefone: (34) 3318-2000
Atendimento ao Público: Das 12h às 18h