ACESSIBILIDADE
-A
A
+A
Alunos da rede municipal com deficiência são atendidos por uma equipe multiprofissional gratuitamente
As atividades do Crei (Centro de Referência em Educação Inclusiva – Paulo Antônio Pável de Carvalho) encerraram-se esta semana e a chefe do departamento de Educação Inclusiva, Denise Scussel, afirma que em 2017, a expectativa é de que os alunos com deficiência continuem sendo atendidos por uma equipe multiprofissional, que conta fonoaudiólogas, psicólogas, neuropsicopedagogas, professora de educação física, que trabalha a estimulação motora, especialista em avaliação e estimulação visual e psicopedagogas, sendo que uma também atende como screener, avaliando os alunos da Rede Municipal em relação à Sindrome de Irlen.
Denise Scussel, chefe do departamento de Educação Inclusiva da Semed destaca esta pesquisa da psicopedagoga Andreia das Virtudes, que diagnosticou alunos com a síndrome. “Muitos alunos que apresentam os sintomas são tidos como indisciplinados na escola e este rastreamento ajuda na postura em relação ao aluno e ao tratamento”, diz.
De acordo com Maria Afonsina Colavolpe, coordenadora do Crei, a educação inclusiva teve muitos avanços no município de Uberaba e uma delas foi a reativação do Crei.
O Centro tem como finalidade orientar e acompanhar o trabalho pedagógico e psicopedagógico das Unidades Escolares da Rede Municipal de Ensino, no atendimento aos educandos com Necessidades Educacionais Especiais através de atendimentos especializados e orientações às Unidades Escolares e às famílias.
Vale ressaltar, que em 2016 o CREI realizou 9.296 atendimentos nas diversas áreas citadas acima, sendo que todos os profissionais envolvidos nesses atendimentos semanais possuem formação acadêmica adequada, em nível superior.
“Para o próximo ano, nossa meta é aumentar o número de profissionais, já que a demanda ainda é grande e estamos atualmente trabalhando com horários todos preenchidos', diz Afonsina.
A equipe do Departamento de Educação Inclusiva/Crei aproveita para agradecer à secretária Sivlana Elias e ao prefeito Paulo Piau pelo apoio na reabertura do Centro, que beneficia semanalmente cerca de 276 crianças com Necessidades Educacionais Especiais e suas respectivas famílias e Unidades Escolares, com atendimento amplo e gratuito.
Monica Cussi
Comunicação Semed/PMU
Mapa do Site:
Av. Dom Luiz Maria Santana, 141 - Santa Marta - Uberaba/MG
Telefone: (34) 3318-2000
Atendimento ao Público: Das 12h às 18h