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Educação e Cultura

09/02/2017 - Centro de Atendimento ao Educando Jovem e Adulto abre mais duas turmas em 2017

A Secretaria de Educação implantou no último ano o Centro de Atendimento ao Educando Jovem e Adulto – CAEJA, com a proposta de ofertar os anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) em um prazo de 02 anos letivos. Foram abertas turmas nos Centros Municipais de Educação Avançada – CEMEAS, tanto no Abadia, anexo à Escola Municipal Adolfo Bezerra de Menezes, quanto no Boa Vista, anexo a Escola Municipal Arthur de Mello Teixeira.
 
As turmas abertas esse ano foram implantadas nas Escolas Municipais Boa Vista e Prof. José Geraldo Guimarães. As aulas são presenciais e oferecidas no período noturno. O curso é voltado para os jovens, com idade mínima de 15 anos completos, e adultos que não concluíram a escolaridade básica em idade apropriada. O Centro de Atendimento ao Educando Jovem e Adulto – CAEJA é ligado a Seção de Educação de Jovens e Adultos, do Departamento Pedagógico da Diretoria de Ensino da Secretaria de Educação.
 
A chefe da Seção de Educação de Jovens e Adultos, Helione Dias Duarte, destaca que o objetivo principal do CAEJA é de ofertar uma educação de qualidade, preparando o jovem e o adulto para a emancipação. “A proposta do Centro de Atendimento ao Educando Jovem e Adulto, perpassada pelos princípios da autonomia e do acesso à tecnologia da informação, do empreendedorismo e da sustentabilidade, dos esportes e das artes. Para tanto, turmas foram abertas em espaços que apresentam uma estrutura diferente, organizada em prol de atividades esportivas, de cultura e de lazer como os CEMEAS”, pontua Duarte.
 
A proposta educacional do CAEJA foi estruturada em quatro módulos semestrais. No Módulo I, são ofertados os componentes curriculares de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna/Inglês, Educação Física e Atividades Esportivas/Culturais, sendo que os componentes Língua Portuguesa/Inglês deverão ser desenvolvidos de forma integrada com Informática em duas aulas semanais. O Módulo II, oferta os componentes curriculares de Matemática, Ciências, Educação Física e Atividades Esportivas/Culturais, sendo que os componentes Matemática/Ciências deverão ser desenvolvidos de forma integrada com o tema Sustentabilidade em duas aulas semanais.
 
O Módulo III por sua vez oferta os componentes curriculares: História, Literatura, Educação Física e Atividades Esportivas/Culturais, sendo que o componente História deverá ser desenvolvido de forma integrada com o tema Empreendedorismo em duas aulas semanais. No Módulo IV são ofertados os componentes curriculares de Geografia, Redação, Arte e Atividades Esportivas/Culturais, sendo que o componente Arte deverá ser desenvolvido de forma integrada com Musicalização em uma aula semanal.
 
Conforme explica Helione, a partir dessa organização curricular, as aulas nas turmas do CAEJA têm sido desenvolvidas de maneira dinâmica, interdisciplinar e prazerosa, propiciando, dessa forma, o alcance de direitos de aprendizagem por meio de frequentes contextualizações, da aplicabilidade do conhecimento na vida dos alunos jovens e adultos e da oferta de uma formação cidadã, transformadora e libertadora. “Em síntese, toda a flexibilização curricular do CAEJA tem construído vínculos afetivos e educacionais, corroborando, assim, para a permanência dos alunos/EJA nas turmas ofertadas”, afirma.
 
Jorn. Natália Melo
Comunicação PMU

 
 
 

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