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Educação e Cultura

08/03/2017 - Educação Física Escolar: projeto dá novo direcionamento para a disciplina na rede municipal

A Secretaria Municipal de Educação (SEMED), por meio da Diretoria de Assuntos Esportivos Educacionais (DAEE), reuniu nesta terça-feira (07), professores de educação física para apresentarem o projeto de Avaliação Diagnóstica Profissional, que consiste em diagnosticar as atividades de educação física escolar para direcionar as ações pedagógicas da rede municipal, bem como a formação de referencial teórico para os professores.

 
A elaboração do projeto ficou por conta dos profissionais Rones Araújo, Thais Sabino de Freitas, Márcia Durão, Tânia Mara Borges e Adriana Vasques, que estão alinhando esta ferramenta para se tornar referência na rede pública de ensino. “Todas as disciplinas fazem a avaliação diagnóstica e por que não usarmos essa ferramenta pedagógica na educação física, que é componente curricular da Educação Básica?”, diz a professora Thais.
 
Esta semana, o projeto será apresentado aos professores, diretores e pedagogos das unidades municipais. A partir da próxima semana, como ela explica, será realizada a aplicação da avaliação durante duas semanas. Os professores terão um tempo para a tabulação dos dados que serão entregues no DAEE, de onde sairão os resultados.
 
Para Thais, o foco do projeto é avaliar o aluno e também a forma como a educação física escolar está sendo aplicada. “Trouxemos o desenvolvimento orgânico, as habilidades, o cognitivo e outras observações. Não queremos uma educação física conteudista. Não queremos ter conhecimento se o aluno sabe jogar vôlei ou basquete, o objetivo não é competição. Queremos saber qual a possibilidade de desenvolvimento social, motor, perceptivo, se ele sabe trabalhar em equipe...”, completa.
 
A secretária de Educação, Silvana Elias afirma não ter visto um projeto arrojado como este nem em escola particular e está encantada com o trabalho, pois acredita que o professor de educação física é quem tem contato direto com o aluno e pode perceber o que ele precisa para o seu desenvolvimento integral.
 
Fernanda Roqueti, responsável pelo DAEE afirma que a educação física escolar é uma disciplina que completa a meta de uma educação de qualidade que vise não somente a formação do aluno com desempenho escolar, mas também com crescimento pessoal.
 
Thais finaliza dizendo que na educação física não existe a cadeira e a mesa como obstáculo entre o professor e o aluno. “Nossa relação é próxima e nossa visão é ampla. Temos o contato corporal e os olhos nos olhos”.
 
Jorn. Monica Cussi
Comunicação PMU

 
 
 

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