ACESSIBILIDADE
-A
A
+A
O diretor do departamento de Epidemiologia e Informação, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Robert Boaventura, divulgou os dados de atendimentos da Carreta da Saúde, que percorre cidades de todo o país em ação de prevenção e combate à hanseníase e tuberculose.
A carreta parou em Uberaba das 8h às 16h e atendeu cerca de 80 pessoas, sendo quatro delas encaminhadas para tratamento de hanseníase e três para tuberculose.
Segundo Robert, o número é significativo, já que em outras cidades a média é de 30 a 40 atendimentos/dia. “O trabalho já tinha acabado e ainda havia pessoas procurando pelo atendimento. Elas foram encaminhadas à Unidade Básica Eurico Vilela”.
Ele considera a passagem da Carreta da Saúde importante não somente pelos exames gratuitos, como também pela conscientização da população de que as doenças existem, têm cura e tratamento e, principalmente, pode ser feito pela rede pública, gratuitamente.
Ele lembra que a Carreta da Saúde reforça o trabalho que já vem sendo realizado pela SMS, no atendimento nas Unidades Básicas de Saúde e, em caso positivo, recebe o tratamento e só é liberado após a cura.
Dados - O Brasil está em segundo lugar no ranking de países com novos casos de hanseníase, segundo dados da Organização Mundial da Saúde. A doença, que deveria ter sido erradicada, registra entre 25 a 30 mil novos casos/ano no país. Só no Estado de Minas Gerais, anualmente 1.142 casos novos de hanseníase foram identificados.
Jorn. Monica Cussi
Comunicação PMU
Atendimento ao público: 12h às 18h
Av. Dom Luiz Maria Santana, 141 - Santa Marta - CEP.: 38061-080 - Uberaba/ MG - Tel.: (34) 3318-2000