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Educação e Cultura

19/05/2017 - Profissionais da educação municipal discutem metas e estratégias pedagógicas neste sábado

Professores da rede municipal estarão em processo de imersão neste sábado (20), dentro das unidades escolares, a fim de cumprir o Dia D, uma proposta estabelecida no calendário escolar das unidades. As atividades são realizadas com o objetivo de melhorar a qualidade da educação, traçando metodologias, estratégias e levantamento de dados pedagógicos de cada espaço escolar.  O dia D consiste em um momento em que se avaliam todos os processos referentes à rotina escolar, com intervenção, estruturação e resolução de problemas.
 
Para as unidades de Educação Infantil, a temática é: análise dos perfis de entrada, organização do planejamento anual e semanal. Durante o encontro, os profissionais avaliarão o Pacto de Metas sob a perspectiva pedagógica.
 
Para a temática da Educação Física Escolar será trabalhada o papel dela no contexto educacional de cada unidade, analisando o Documento de Recomendações para os Professores de Educação Física, elaborado pela Comissão de Educação Física Escolar do Sistema CONFEF/CREFs.  Trata-se de uma proposta para rever as bases teóricas, as práticas dos professores, o pensamento crítico, a opinião da comunidade escolar, desafiando a um novo olhar, a uma nova forma de agir, mais atualizada com os avanços tecnológicos e, principalmente, com valiosas contribuições no plano do conhecimento e da diversidade de idéias.

As oficinas esportivas de Tempo Integral é uma estratégia do Ministério da Educação para melhorar a aprendizagem em língua portuguesa e matemática no Ensino Fundamental, por meio da ampliação da jornada escolar de crianças e adolescentes. Para o ano de 2017, o Programa foi implementado por meio da realização de acompanhamento pedagógico em língua portuguesa e matemática e do “desenvolvimento de atividades nos campos de artes, cultura, esporte e lazer,” impulsionando a melhoria do desempenho educacional, mediante a complementação da carga horária de cinco ou quinze horas semanais, no turno e contraturno escolar.

Para as oficinas de Educação de Jovens e Adultos (EJA), haverá quatro momentos: sensibilização e acolhimento; apresentação do resultado da avaliação diagnóstica e avaliação diagnóstica para o planejamento; análise dos dados do 1º bimestre e elaboração de um relatório analítico, definindo as ações de intervenções necessárias para cada situação; e devolutiva sobre a discussão da qualidade das avaliações aplicadas, tanto na diagnóstica, quanto na bimestral, por turmas.

Jorn. Monica Cussi
Secom PMU 

 
 
 

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