ACESSIBILIDADE
-A
A
+A
As ações da Prefeitura de Uberaba em comemoração ao Dia Mundial de Doação de Leite Humano no dia 19 de maio renderam frutos. Desde sexta-feira o Banco de Leite de Uberaba, localizado no Centro de Atendimento Integral à Saúde da Mulher (Caism), 19 mães buscaram a unidade para se tornarem doadoras.
O saldo positivo das ações não pára. No dia 19, três doadoras compareceram ao Caism e dez mulheres deixaram contato. O Banco de Leite buscou kits de doação nas casas das doadoras nesta segunda (22) e terça (23) e outros 12 kits foram entregues. O leite recolhido já está em processo de pasteurização e em 48 horas serão liberados para consumo. Nesta quarta (24), seis coletas de sangue de prováveis doadoras serão realizados para confirmar a saúde das mulheres e liberar a doação de acordo com o resultado dos exames.
A amamentação é o principal fator de redução da mortalidade na infância e, por isso, a importância do aumento do número de novas doadoras voluntárias, bem como do volume de leite humano coletado e distribuído aos recém-nascidos prematuros e de baixo peso, internados no Brasil. Estudos da OMS indicam que a amamentação quase universal poderia salvar mais de 800 mil vidas anualmente, sendo a maioria de crianças com menos de seis meses de vida. Mais da metade das doenças diarreicas poderiam ser evitadas e um terço das infecções respiratórias em crianças em países de baixa e média renda, prevenidas.
Segundo a responsável técnica do Banco de Leite, Márcia Alves Pereira, basta procurar o Banco, localizado no Centro de Atendimento Integral à Saúde da Mulher (Caism), diretamente ou por telefone. “Precisamos muito de doadoras e de leite para pasteurizar e mandar para o hospital. Atualmente, estamos com o estoque zerado, mas a procura que tivemos é uma melhora grande”, afirma Márcia.
Após entrevista e realização de exames, a doadora receberá um Kit Doação para que ela mesma possa ordenhar, coletar e armazenar o leite em casa até a equipe buscar o frasco e deixar um novo para a próxima semana. O kit contém uma máscara, vidro esterilizado, touca e folder orientador. Não existe quantidade mínima para fazer a doação. De acordo com o Ministério da Saúde, um pote de 300 ml de leite humano, por exemplo, pode alimentar até 10 recém-nascidos internados.
A mulher que estiver interessada em doar leite pode procurar o Banco de Leite diretamente, no endereço Av. Leopoldino de Oliveira, 1160, Parque do Mirante, ou ligar no telefone (34) 3332-0559 e realizar a entrevista diretamente por telefone. Ela será orientada sobre os procedimentos e a equipe do Banco de Leite irá atendê-la em casa, salvo em caso de necessidade de orientação sobre a ordenha.
Clarice Sousa
Secom/PMU
Mapa do Site:
Av. Dom Luiz Maria Santana, 141 - Santa Marta - Uberaba/MG
Telefone: (34) 3318-2000
Atendimento ao Público: Das 12h às 18h