ACESSIBILIDADE
-A
A
+A
Para combater o mosquito transmissor da dengue, da chikungunya, febre amarela e zika é preciso o comprometimento de toda a população, desde crianças até idosos. Mesmo com o fim do período de chuvas, as ações de prevenção e educação o Departamento de Controle de Endemias e Zoonoses da Prefeitura Municipal de Uberaba continuam.
Lara Rocha Batista, chefe do Departamento de Controle de Endemias e Zoonoses, explica que o fim das chuvas é um período estratégico para combater os criadouros. O ovo do mosquito é bastante resistente, e podem sobreviver mais de um ano, mesmo em condições desfavoráveis. São esses ovos que permanecem durante o período seco que darão continuidade à espécie no próximo período de chuvas.
“Nesse período de inverno, algumas ações como o motofog não justificam, pois o número de mosquitos adultos diminui muito nessa época do ano. Então focamos nas ações que são eficientes contra os focos de ovos e larvas do Aedes”, esclarece Lara.
A estratégia de trabalho do Departamento de Controle de Zoonoses e Endemias, no momento, está focada na eliminação dos possíveis criadouros domésticos e na orientação da população sobre como evitar focos de reprodução para o mosquito. Além das ações de vistoria nas casas, ações educativas podem ser solicitadas por escolas, empresas e casas de eventos sobre como evitar o mosquito junto ao Núcleo de Educação em Saúde. Agentes capacitados irão orientar adultos e crianças.
Para mais informações e orientações, a população em geral pode entrar em contato com o Departamento por meio do Disque Dengue no número 3317 - 4660.
Clarice Sousa
Secom/PMU
17/06/17
Mapa do Site:
Av. Dom Luiz Maria Santana, 141 - Santa Marta - Uberaba/MG
Telefone: (34) 3318-2000
Atendimento ao Público: Das 12h às 18h