ACESSIBILIDADE
-A
A
+A
Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou treinamento com 39 enfermeiros que atuam no Programa Saúde da Família sobre saúde da gestante esta semana, na terça (04) e quinta-feira (06). As capacitações aconteceram no Centro de Educação em Saúde da Secretaria de Saúde e os enfermeiros foram treinados sobre os novos critérios para estratificação de risco e acompanhamento da gestante adotados pela Secretaria Estadual de Saúde (SES), direcionando os fluxos assistenciais na rede e o acompanhamento do pré-natal.
Fernanda Araújo de Paula Delfino, referência técnica do Programa Saúde da Mulher de Uberaba, ressalta que durante todo o percurso da gestante pela rede de assistência à saúde, ela mantém o vínculo com a Equipe de Saúde da Família do seu território. “Nas situações em que a gestante é classificada como sendo de alto risco, ela é imediatamente encaminhada ao serviço de referência, que são o Hospital de Clínicas da UFTM e Hospital Universitário Mário Palmério. Estas instituições dispõem de recursos assistenciais, tecnológicos e laboratoriais adequados para atenção às gestantes de alto risco”, esclarece referência técnica.
Além dos critérios adotados pela SES, a capacitação teve como tema a otimização de recursos, a adequação do manejo clínico, o diagnóstico e o tratamento, bem como a organização da assistência dentro da linha de cuidados da saúde da mulher. “Os profissionais que participaram da capacitação irão replicar o treinamento aos demais membros das equipes de Saúde da Família”, complementa Fernanda.
Clarice Sousa
Secom/PMU
Atendimento ao público: 12h às 18h
Av. Dom Luiz Maria Santana, 141 - Santa Marta - CEP.: 38061-080 - Uberaba/ MG - Tel.: (34) 3318-2000