ACESSIBILIDADE
-A
A
+A
Alunos de 12 escolas municipais participaram na tarde desta sexta-feira, da premiação do Dia Nacional do Campo Limpo, promovida pela Central de Recebimentos de Embalagens Vazias de Defensivos Agrícolas, um programa que presenteia os três melhores desenhos e redações em relação ao tema Campo Limpo.
Durante todo o ano, escolas e professores são incentivados pelo Sistema Campo Limpo, a promover melhorias ambientais e ações de conscientização aos seus alunos.
A atividade é estendida às comunidades locais, por meio de ações comunitárias, concursos em escolas, palestras em universidades, encontros com autoridades locais etc., no intuito de levar à região do entorno das unidades de recebimento de embalagens vazias de defensivos agrícolas reflexão, conscientização e participação em atividades relacionadas à conservação do meio ambiente.
De acordo com a gestora da Central, Jucelene Santana, neste dia se celebram os excelentes resultados da logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícolas no Brasil e o reconhecimento dos elos da cadeia do Sistema Campo Limpo (agricultores, canais de revenda e cooperativas, indústria fabricante e Poder Público). “No ano passado destinamos 901 toneladas, este ano queremos alcançar a marca de 940 toneladas. Além disso, são 17 produtos fabricados a partir das embalagens vazias, como embalagem para óleo lubrificante, barricas de papelão e caixa de bateria automotiva”, pontua.
Os alunos vencedores de cada categoria levaram um prêmio para casa: no desenho, o 1º lugar ficou com a aluna da Escola Municipal Sebastião Antônio Leal, Taynara Rodrigues e na redação, o primeiro lugar também foi para o aluno da mesma escola, João Luiz Correa, que escreveu o texto com o título “A escola no desafio dos resíduos”.
O prefeito de Uberaba, Paulo Piau esteve presente durante a premiação, acompanhado da primeira-dama Heloísa Piau e da secretária adjunta de Educação, Mônica Rodrigues, além do Tenente Paulo, comandante da Polícia Militar de Meio Ambiente.
Piau falou sobre a importância da preservação ambiental, já que a Central de Uberaba é uma das maiores e o Brasil tem bons resultados com a destinação de embalagens. “Se compararmos com os EUA, o Brasil encaminha 93 embalagens de 100, lá eles conseguem encaminhar somente a metade”, considera.
Mônica Rodrigues, a secretária adjunta de Educação considera que a educação ambiental é a chave para a preservação do nosso planeta. “Quanto mais pessoas conscientizadas, o nosso futuro tem chances de ser melhor”, completa.
A Central de Recebimento de Embalagens Vazias de Defensivos Agrícolas de Uberaba é gerenciada pela Fundação Triângulo de Pesquisa e Desenvolvimento, integrando uma malha de 62 postos e centrais presentes no estado. A unidade atende agricultores de todo o Triângulo Mineiro. Todo o material recebido no local segue para a destinação final, reciclagem ou incineração, por meio do inpEV - instituto que representa a indústria fabricante de agrotóxicos para a destinação das embalagens vazias de seus produtos.
Monica Cussi
Secom Prefeitura de Uberaba
Mapa do Site:
Av. Dom Luiz Maria Santana, 141 - Santa Marta - Uberaba/MG
Telefone: (34) 3318-2000
Atendimento ao Público: Das 12h às 18h