ACESSIBILIDADE
-A
A
+A
Servidores do Departamento de Controle de Endemias e Zoonoses passam por treinamento em preparação para o Levantamento de Índice Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa) de outubro. A capacitação acontece de segunda (04) a quarta-feira (06) com coordenadores da Vigilância Epidemiológica estadual.
Segundo Lara Rocha Batista, chefe do Departamento de Controle de Endemias e Zoonoses serão capacitados os coordenadores dos agentes de zoonoses das equipes de combate ao Aedes, um digitador, que é responsável por lançar os dados no sistema e uma pessoa do setor de Educação em Saúde. “Já estamos nos organizando para a realização do LIRAa, que provavelmente será na segunda quinzena de outubro. Ainda estamos fechando a data para divulgar”, explica Lara.
O levantamento é uma ferramenta para identificar os domicílios com focos de reprodução do mosquito transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela, o Aedes, onde estão esses focos e quais os tipos de criadouros mais encontrados para orientar os trabalhos em Uberaba.
Os índices do LIRAa indicam a possibilidade de surto de dengue no município. Se o índice for inferior a 1%, a condição está satisfatória, de 1% a 3,9% está em situação de alerta e superior a 4% há risco de epidemia.
Clarice Sousa
Secom/PMU
Mapa do Site:
Av. Dom Luiz Maria Santana, 141 - Santa Marta - Uberaba/MG
Telefone: (34) 3318-2000
Atendimento ao Público: Das 12h às 18h