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Educação e Cultura

16/09/2017 - Processo de certificação de diretores de escolas municipais publicado no Porta-Voz de sexta-feira

Publicado no Porta-Voz de sexta-feira (15), o edital do processo de Provimento dos Cargos de Diretor e Vice-Diretor das 69 Unidades Escolares da Rede Municipal de Ensino de Uberaba, conforme o disposto na Lei nº 13.005/2014, que será realizado pela Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – Fundação VUNESP.

A certificação é um processo que busca identificar e atestar as competências e habilidades dos profissionais do quadro do magistério da Rede Municipal de Ensino, fixando determinados requisitos para o exercício do cargo de Diretor Escolar, bem como aferir o nível de conhecimento necessário para o desempenho das atividades correlatas ao cargo definidas em legislação em municipal vigente.

Para a secretária de Educação, Silvana Elias, o processo de certificação é democrático, determinado por lei e com apoio do prefeito Paulo Piau, que entendeu ser um avanço para a educação pública, já realizado em vários locais do Brasil, como na região Sul. Ainda de acordo com a secretária, a certificação dos gestores escolares tem coerência com a educação de qualidade que vem sendo implantada em Uberaba nos últimos anos, pois o diretor passará por uma avaliação técnica, com apresentação de um plano de trabalho e depois será escolhido pela comunidade.

“O prefeito teve uma postura extremamente democrática. A sustentação da democracia é a alternância de poder. Ele entendeu a nossa proposta, que em um momento de luta pela democracia, não poderíamos fazer as coisas com critério político apenas. Mais do que nunca o país está precisando compartilhar boas decisões e à educação cabe dar o exemplo. Os interesses coletivos devem estar acima dos interesses pessoais, e a certificação é mais legítima do que qualquer indicação”, completa.

A certificação oferece parâmetros para credenciar o gestor educacional e não constitui concurso público para investidura em cargo ou função pública, assim como não assegura ao candidato direito à ocupação ou nomeação no cargo, limitando-se a credenciar, junto à Secretaria Municipal de Educação, os profissionais certificados, para a indicação de potenciais candidatos ao cargo de Diretor Escolar.

A certificação será realizada em três etapas: a primeira constará de provas objetiva, de redação e de títulos; a segunda etapa com apresentação de Projeto de Gestão e a terceira constará de uma votação pela comunidade educativa. O resultado final do processo (classificação definitiva) será divulgado no dia 22 de dezembro e a posse prevista para o dia 02 de janeiro de 2018.

O credenciamento obtido neste processo terá validade de quatro anos, a contar da data da publicação do resultado final no Diário Oficial do Município de Uberaba.

A inscrição deverá ser efetuada no período de 19 de setembro a 05 de outubro de 2017, exclusivamente pela internet, no site www.vunesp.com.br, observando o horário oficial de Brasília, finalizando às 23h59min.

Informações complementares, referentes à inscrição, poderão ser obtidas no site da Vunesp, na “Área do Candidato – FALE CONOSCO”. Esclarecimentos de dúvidas ou falta de informação podem ser obtidas, também, pelo Disque VUNESP, telefone (11) 3874-6300, de segunda-feira a sábado, nos dias úteis, das 8h às 20 h.


Monica Cussi
Secom Prefeitura de Uberaba

 
 
 

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