ACESSIBILIDADE
-A
A
+A
Prefeitura Municipal de Uberaba, por meio do Departamento de Controle de Zoonoses e Endemias da Secretaria de Saúde, começou na segunda-feira (16) o Levantamento de Índice Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa) de outubro de 2017, e encerrou o trabalho hoje (20). Durante toda semana os 140 agentes de combate a endemias (ACEs) fizeram vistoria em mais de 7 mil imóveis, perfazendo 5.441 quarteirões de Uberaba.
O LIRAa é uma metodologia de trabalho que ajuda a mapear os locais com altos índices de infestação do mosquito Aedes aegypti e identificar os criadouros predominantes. Isso ajuda a verificar a situação de infestação do município, além de permitir o direcionamento das ações de controle para as áreas mais críticas, como mutirões, vistorias mais detalhadas, entre outras medidas. Para a realização do LIRAa, o município foi dividido em estratos, cada um contendo de 9 a 12 mil imóveis. Em Uberaba, são 14 estratos. Os quarteirões foram selecionados por um programa de computador, que indicou quantos e quais os quarteirões a serem trabalhados. Em cada quarteirão, são pesquisados de um a cada cinco imóveis.
Os estratos com índices de infestação predial inferiores a 1%, não apresentam risco. Já aqueles com índice de infestação entre 1% e 3,9% são considerados em situação de alerta. Considera-se o risco de surto de dengue quando o índice de infestação é maior que 4% dos imóveis pesquisados. Em outubro de 2016, o índice de infestação do município foi de 1,6%.
Na segunda-feira, dia 23, a Diretoria de Vigilância em Saúde, juntamente com o Departamento de Zoonoses fará a análise dos dados e o relatório que será apresentado à imprensa no dia seguinte (terça-feira – 31), juntamente com as ações do departamento no combate aos Aedes.
Secom/PMU
Av. Dom Luiz Maria Santana, 141 - Santa Marta - Uberaba/MG
Telefone: (34) 3318-2000
Atendimento ao Público: Das 12h às 18h