ACESSIBILIDADE
-A
A
+A
O processo democrático acontece na rede municipal e a eleição será no dia 17
O processo de certificação de diretores e vice-diretores para as escolas municipais entra na terceira e última etapa, com indicação e eleição de chapa para compor a gestão das unidades. A comunidade educativa, por votação, indicará a chapa que julgar apta para a gestão da Unidade. Podem participar das chapas, conforme o edital, profissionais do magistério em exercício nas unidades escolares e comunidade atendida pelas escolas municipais (alunos, membros do grêmio, pai ou responsável de alunos matriculados regularmente, etc). A votação será realizada em cada unidade escolar no dia 17 de dezembro, das 8h às 17h.
Nesta quinta-feira (07), será composta uma Comissão Eleitoral, a partir das 14h, na Biblioteca Municipal, para a organização e fiscalização de todo o processo eleitoral nas unidades. A comissão será composta por três servidores do quadro de magistério; um servidor do quadro administrativo; um representante dos pais/responsáveis. Sendo que um deles será o presidente e um secretário.
A Comissão Eleitoral realizará uma assembleia em cada escola para a divulgação das chapas inscritas no dia 15 de dezembro, em horário mais adequado para a participação da comunidade, onde as chapas e os candidatos serão apresentados, bem como o Projeto de Gestão aprovado na etapa anterior. Os candidatos passaram também por prova escrita, realizada na primeira etapa do processo. A votação acontecerá no dia 17 de dezembro, entre 8h e 17h em cada escola, coordenado pelas mesas receptoras e podendo ter até dois fiscais para cada chapa.
Dos 60 participantes do processo de certificação, 32 foram classificados para a terceira etapa: 22 para escolas de ensino fundamental e 10 para escolas de educação infantil. Os diretores e vices eleitos para cada unidade tomarão posse no dia 03 de janeiro e as demais escolas, para as quais não houve candidatos, terão os nomes dos diretores indicados pelo governo municipal, conforme previsto em lei. No dia 22 de dezembro, a Secretaria Municipal de Educação divulgará o nome dos eleitos. Lembrando que todos os diretores e vices de escolas e Cemeis serão exonerados no último Porta-Voz de dezembro de 2017.
Silvana Elias, secretária de Educação considera a Certificação “um passo à frente na luta por uma escola pública de qualidade e democrática, sendo um modelo de transparência dos atos públicos, da construção da democracia, da qualificação técnica para a ocupação de funções públicas e da participação popular”.
Monica Cussi
Secom PMU
Mapa do Site:
Av. Dom Luiz Maria Santana, 141 - Santa Marta - Uberaba/MG
Telefone: (34) 3318-2000
Atendimento ao Público: Das 12h às 18h