ACESSIBILIDADE
-A
A
+A
Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Departamento de Controle de Zoonoses e Endemias, intensifica ações de combate e prevenção ao Aedes aegypti em Uberaba. A partir desta sexta-feira (02), quatro equipes irão percorrer a cidade com o fumacê (UBV Pesado), agindo contra os mosquitos adultos nos bairros com maiores índices do LIRAa. Os percursos serão feitos em dois períodos do dia, das 05h às 07h e das 17h às 22h. Nesta sexta, as equipes do fumacê percorrerão os bairros Nossa Senhora Aparecida e Abadia pela manhã, enquanto à tarde/noite passarão pelos bairros Abadia, Leblon, Parque São Geraldo, São Cristóvão e Gameleira III.
O fumacê é o nome popular da atividade de bloqueio do mosquito, a qual necessita de um carro com uma bomba para pulverizar o inseticida através do uso de equipamentos de Ultra Baixo Volume (UBV). Nele, o equipamento realiza pulverizações em aerossol a frio, de modo a se tornar uma espécie de neblina no ambiente, que deixa o produto suspenso no ar. O mosquito, ao passar por essa neblina, é atingido pelas partículas do inseticida e eliminado.
De acordo com Lara Rocha Batista, chefe do Departamento de Controle de Endemias e Zoonoses, a utilização do fumacê foi solicitada ao estado a partir dos dados do LIRAa, que apresentou um índice alto. “Por ser um caso especial, com risco alto de epidemia, justificamos que não podemos esperar para começar usar o fumacê. Neste primeiro momento, selecionamos os bairros com índice do LIRAa de mais de 10% e realizar o percurso por quatro semanas consecutivas, em quatro ciclos, que é o ideal nesses casos”, explica Lara.
Seguindo o cronograma, na segunda-feira (05), as equipes do fumacê passam pelos bairros Alfredo Freire I, II e III, Jardim Marajó I e II, enquanto à tarde, o serviço continua no Jardim Marajó II, Morada Du Park, Parque dos Girassóis, Jardim Copacabana, Jockey Park, Volta Grande e Parque das Américas.
Terça (06) de manhã é a vez do Parque das Américas, Santa Maria e Calixto Cecílio. À tarde, as equipes seguem pelo Calixto Cecílio, São Sebastião, Pontal, Olinda, Novo Horizonte, Jardim Uberaba e Mercês.
Dia 07, o fumacê percorre os bairros Mercês, Centro, Vila Olímpica, São Bento e Tancredo Neves na parte da manhã, e Jardim Palmeiras, Vila Bela Vista, Morada do Sol, Vila Arquelau, Vila Leandro, Boa Vista, Jardim Indianópolis, Vila Craide, Jardim Triângulo à tarde.
Por fim, na quinta-feira, dia 08, serão percorridos pela manhã o Residencial Estados unidos, Tita Resende, Amoroso Costa, Portal do Sol, Oneida Mendes II, Jardim Manhattan, Zeca Mendes e Nossa Senhora de Lourdes. À tarde, voltam ao Nossa Senhora de Lourdes e os bairros Maringa, Parque dos Buritis, Residencial 2000, Orlando Costa Telles e Costa Teles. Na sexta, as equipes voltam a repetir os bairros, realizando ciclo semanal de quatro semanas.
A chefe do Departamento de Controle de Endemias e Zoonoses ainda ressalta que é preciso que as pessoas abram as janelas quando os veículos passarem, para aumentar a abrangência do inseticida. “O fumacê só vai fazer efeito se ele conseguir entrar nas casas e fazer o trabalho dele, uma vez que os principais focos estão dentro das casas. Lembrando que o fumacê só age no mosquito adulto e se trata de uma ação de intensificação. Precisamos que a população colabore, fazendo vistorias regulares nas suas casas para eliminar os criadouros e recebendo os agentes de endemias para auxiliarem no combate às larvas do Aedes”, destaca Lara.
Clarice Sousa
Secom/PMU
Av. Dom Luiz Maria Santana, 141 - Santa Marta - Uberaba/MG
Telefone: (34) 3318-2000
Atendimento ao Público: Das 12h às 18h