ACESSIBILIDADE
-A
A
+A
Prefeitura Municipal de Uberaba, por meio da Seção de Vigilância Ambiental em Saúde, realizou atividades lúdicas sobre a importância do consumo de água tratada para as crianças que participaram da 11ª edição da Semana da Água. O evento, promovido pelo Centro Operacional de Desenvolvimento e Saneamento de Uberaba (Codau), comemora o Dia Mundial da Água e ocorreu entre os dias 21 e 23 de março.
Ana Maria Zanelatto, chefe de Seção de Vigilância Ambiental em Saúde, explica que as atividades com as crianças tiveram o propósito de ensinar as doenças transmitidas por água contaminada e o trabalho que é feito pela Seção. “Falamos sobre a questão das águas das minas aqui de Uberaba, que não podem ser consumidas por estarem todas contaminadas, distribuímos material educativo e apresentamos uma câmara de fluorescência e como a Vigilância identifica a presença de coliformes fecais na água”, relata Ana Maria. Amostras positivas para E.coli (coliformes fecais) apresentam a cor azul na câmara de fluorescência.
Durante o evento, a Seção de Vigilância Ambiental em Saúde também analisou a água distribuída pelo Codau. A chefe de Seção destaca que a função do setor, de garantir o controle da qualidade da água para consumo humano. “Nosso trabalho é garantir que a água tanto de minas e poços artesianos, quanto da empresa de saneamento de Uberaba tenham condições de serem consumidas e identificar quando tem algo errado para informar a população”, esclarece Ana Maria.
Minas d’água - Semestralmente, um trabalho de monitoramento é feito nas oito nascentes com maior fluxo de pessoas e de fácil acesso em Uberaba e analisa dados como presença de coliformes, presença da bactéria E. coli e pH da água. O último estudo apontou que todas as minas d’água analisadas se encontram impróprias para consumo humano.
Clarice Sousa
Secom/PMU
Atendimento ao público: 12h às 18h
Av. Dom Luiz Maria Santana, 141 - Santa Marta - CEP.: 38061-080 - Uberaba/ MG - Tel.: (34) 3318-2000