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Cursos buscam melhorar atendimentos em caso de acidentes com perfuro-cortantes e notificações de agravos
Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Uberaba realiza parcerias para treinamentos que buscam melhorar o atendimento e notificações relacionadas aos acidentes de trabalho. Pensando em reduzir o sub-registro e melhorar a qualidade das informações, o Centro Regional de Referência em Saúde do Trabalhador de Uberaba (Cerest), em parceria com a Atenção Básica e a UFTM, iniciou em março o Projeto de Capacitação da Rede de Saúde sobre os Agravos de Notificação Compulsória relacionados ao trabalho. As atividades iniciaram em março no Hospital Regional e até o dia 14 de maio serão feitas nas UPAs.
De acordo com informações do Departamento de Vigilância Epidemiológica, a notificação das doenças e agravos é obrigatória, a ser realizada por um profissional de saúde que presta assistência ao paciente. A Portaria 204 de 17 de fevereiro de 2016 define a lista nacional de notificação compulsória de doenças, agravos e eventos de saúde pública nos serviços de saúde público e privados em todo o território nacional.
Robert Boaventura, Diretor do Departamento de Vigilância Epidemiológica, explica que objetivo dos cursos é informar para profissionais de saúde sobre a importância das notificações compulsórias relacionadas ao trabalho, visando aumentar o número de notificações e o encaminhamento de pacientes dos municípios que compõem a microrregião para o Cerest. “Com a melhoria das notificações, vamos conseguir identificar quais os locais que acontecem mais acidentes de trabalho e fazer intervenções para diminuir esses agravos. Neste primeiro semestre de 2018, vamos também realizar o treinamento nas unidades de saúde que tiver maior demanda inicialmente, mas o objetivo é que todas as unidades passem pela capacitação”, relata Boaventura.
A capacitação será realizada em dois encontros mínimos em cada unidade elencada, que terão duração de aproximadamente de 02 horas. Será realizada aula expositiva sobre o tema, seguida de estudo e discussão em grupos de possíveis casos clínicos de notificação compulsória relacionada ao trabalho, monitoramento da efetividade e implantação das notificações na rotina da unidade. Os profissionais de saúde que participarem das capacitações receberão certificados de participação no evento que serão emitidos pelo Centro de Educação em Saúde (Ces) da SMS.
CTA – Outra parceria, realizada em abril, foi entre a Secretaria de Saúde de Uberaba e Fundação de Ensino e Pesquisa de Uberaba (Funepu), para o treinamento de 12 profissionais de enfermagem da UPA São Benedito sobre teste rápido HIV voltado a acidentes de trabalho com perfuro-cortantes. Foram abordados desde a triagem, execução efetiva do teste, até como proceder em caso de resultados positivos e também o encaminhamento médico para o tratamento adequado. O treinamento foi ministrado pelo enfermeiro Márcio Penido Guerra e a gerente do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), Maria Clara de Vasconcelos.
A gerente do CTA destaca que a unidade é a porta de entrada para acidentes ocupacionais em Uberaba, assim como a UPA São Benedito. “Como lá contava com uma equipe nova, que ainda não tinha passado por essa capacitação, realizamos o treinamento, pois são eles que atendem esses acidentes no horário que o CTA está fechado. Eles também poderão atender os próprios profissionais da unidade em caso de acidentes, assim como casos de violência sexual”, explica Vasconcelos. O horário de atendimento do CTA é das 07h às 17h, enquanto a UPA São Benedito atende fora desse horário, das 17h às 07h em dias úteis, sábados, domingos e feriados como referência de agravos com perfuro-cortantes.
Um treinamento sobre o tema está marcado com profissionais de Campo Florido para o dia 18 de abril. Sacramento já realizou a capacitação de uma turma. Vasconcelos esclarece que o CTA é responsável também pelos sete municípios da microrregião de Uberaba e o objetivo é descentralizar a realização dos testes rápidos. “Em caso de um acidente, é preciso que as pessoas tenham o atendimento o mais rápido possível, o que é dificultado se tiverem que se deslocar até aqui, o que é feito atualmente. Então estamos realizando essas capacitações com as cidades da nossa microrregião, para agilizar o atendimento”, ressalta.
Clarice Sousa
Secom/PMU
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