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Educação e Cultura

24/04/2018 - Alunos apresentam os projetos selecionados para a II Conferência Municipal Infantojuvenil de Meio Ambiente

A etapa municipal acontece amanhã, no anfiteatro da PMU
 
Hoje, às 13h30, no anfiteatro da Prefeitura de Uberaba, alunos de seis escolas municipais de ensino fundamental apresentarão os trabalhos na II Conferência Municipal Infantojuvenil de Meio Ambiente. A Secretaria Municipal de Educação, por meio do departamento de Projetos Especiais, organiza o evento com o tema “Vamos Cuidar do Brasil Cuidando das Águas”. Os seis projetos escolhidos entre as 31 escolas de ensino fundamental serão apresentados amanhã, quando será escolhido, por meio de votação dos delegados, um projeto para o evento nacional, em junho. Conheça os projetos:
 
Na Escola Municipal Joubert de Carvalho, a professora-referência Luisa Fernanda Marques conta que os alunos estão muito entusiasmados e o trabalho intitulado “Escola Joubert de Carvalho e Comunidade Envolvida: Cuidar da Água para não faltar”, foi elaborado com a participação efetiva dos alunos, que identificaram os problemas da comunidade e irão produzir um livro em 3D sobre o tema, além de outras atividades como o trabalho com músicas relativas à Água.  “Eu achei o máximo, deixei eles à vontade para ver até onde ia a criatividade. Vamos abordar a água em todos os conteúdos. Por exemplo, na matemática, o professor estará mostrando estatísticas. Os alunos não estão acreditando que o trabalho foi escolhido para a conferência e queremos que o resultado possa transcender os muros da escola”, completa.
 
Na Escola Municipal Professora Niza Marquez Guaritá, o trabalho “Captação de água da chuva: proposta de ação interdisciplinar – Água em Foco”, também será interdisciplinar com o objetivo de conscientizar os alunos sobre a necessidade de economia de água, tanto na escola quanto em casa. Posteriormente será montado um sistema de captação da água das chuvas, por meio de utilização de calhas já existente na escola, bem como aumento e reparos se necessário. A escola desenvolverá parcerias com o Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), Instituto Agronelli e Faculdades Associadas de Uberaba (Fazu).  Os parceiros irão orientar desde a implantação manutenção do projeto, cada um na sua especificidade.
 
A professora-referência da Escola Municipal Professora Stella Chaves, Célia Helena Cardoso, elaborou o trabalho com o título: “Cuidar, reciclar, empreender, renovar”. De acordo com ela, os alunos estão eufóricos em terem sido selecionados e será um momento ímpar para eles. O projeto envolve parcerias como com o Instituto Agronelli de Desenvolvimento Social, com a Gincana Verde. “Fizemos uma pesquisa para aprender mais sobre o destino do óleo de zobinha e a maioria joga na pia ou na rua. Estamos muito felizes e apesar de saber que todas as escolas estavam empenhadas, tínhamos grande esperança de classificar”, conta. O projeto tem várias etapas, como a peça Teatral denominada “A Turma do Utilixo”, coleta de recicláveis, visitas às Estações de Tratamento da Água, além de palestras e outras ações, como reutilização de papeis, sensibilização sobre o uso da água e utilização do banheiro de forma correta.
 
O projeto da professora Rita de Cássia Speridião, da Escola Municipal Urbana Frei Eugênio, “Águas da chuva, promessa de vida – Reaproveitando a água da chuva”, tem como foco a montagem de um coletor de água da chuva. Segundo ela, “é uma honra o projeto da escola ter sido selecionado em meio a tantos projetos bons. Houve muita participação e envolvimento dos alunos, todas as séries contribuíram para o planejamento do projeto e todos os professores querem utilizá-lo para aulas práticas, sem contar o espaço físico da escola que será muito beneficiado”, relata. Os passos do projeto englobam conhecimento em diversas disciplinas, com ações como: conhecer as etapas do processo de tratamento da água na prática; descobrir as principais unidades do Sistema Internacional de Medidas; verificar períodos chuvosos e de estiagem e as características geográficas da nossa região; analisar microorganismos presentes na água; utilizar recursos tecnológicos para auxiliar nas pesquisas, dentre outros.
 
“Revitalização da Cachoeira do Pontilhão em Peirópolis – Uberaba/MG” é o nome do trabalho da Escola Municipal Frederico Peiró, que será “permanente” ou enquanto houver necessidade de tomar medidas para que o local seja preservado e revitalizado. Entre as etapas do projeto estão envolvimento da comunidade, pesquisa sobre problemas ambientais relacionados à devastação de cachoeiras, visitas à cachoeira e coleta do lixo, oficinas de educação ambiental para os alunos da escola e comunidade, palestras e oficinas sobre geoconservação em parceria ao Museu Paleontológico, levantamento da fauna e da flora e das necessidades da trilha, além de concurso de frases de conscientização que irão compor as placas que serão colocadas ao longo da trilha.
 
E na Escola Municipal Celina Soares de Paiva, o projeto “Água e Escola: uma relação de respeito que deve dar certo”, listou problemas levantados na comunidade, como grande consumo de água de poços artesianos, desperdício de água e não destinação correta da água utilizada. As ações ao longo do ano serão realizadas com atividades como leitura de textos informativos e jornalísticos atuais, sobre o tema, como também, sobre o a realidade da cidade de Uberaba em relação ao consumo da água e as ações do município, além de produções textuais (murais, panfletos e cartas) direcionadas à comunidade escolar, à comunidade local (bairro rural) e às empresas do município. Haverá o desenvolvimento de um modelo de reservatório da água da chuva captada pelas calhas presentes na quadra e nos corredores da escola e plantio de mudas de árvores nas áreas verdes com a produção de placas informativas sobre as espécies. 

Monica Cussi

Semed PMU

 
 
 

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