WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

10/05/2018 - Termo de Convênio entre Uberaba e Veríssimo para repasses ao HR é assinado

Secretário de Saúde de Uberaba, Iraci de Souza Neto, recebeu o prefeito de Veríssimo, Luiz Carlos da Silva, para assinatura e entrega do Termo de Convênio de Cooperação entre os municípios para a gestão associada de serviços públicos de saúde e o repasse de valores para o funcionamento do Hospital Regional José de Alencar. Além de Veríssimo, os municípios de Conquista, Carneirinho e Planura já estão com o Termo já consolidado para os repasses com recurso próprio ou remanejamento ordinário de recursos SUS para custeio do HR. Outros municípios ainda estão no processo de encaminhamento do Termo.
 
De acordo com o secretário de saúde de Uberaba, a implantação da segunda etapa do HR depende da finalização desta primeira etapa de programação financeira. “Estamos aguardando ainda em maio um posicionamento efetivo e conclusivo da parte do estado, o hospital é tripartite. Todas as ações e alterações possíveis que o estado nos recomendou em relação ao perfil do hospital foram feitas e também estamos aguardando o posicionamento de todos os 26 municípios. Findando essa situação financeira da primeira etapa, nós já temos estudos e estamos em reuniões para pensar na segunda etapa ainda nesse ano de 2018”, destaca Iraci.
 
Durante a entrega do Termo, o Prefeito de Veríssimo também disponibilizou o apoio dele para falar com os demais prefeitos e fortalecer a movimentação dos municípios para o custeio do hospital. O Prefeito Paulo Piau tem conversado com os prefeitos, por meio da Amvale e foi feita o pedido ao Ministério Público que colabore junto as demais comarcas do MP e aos municípios da microrregião. “Pedimos a ajuda do Ministério Público uma vez que a gente tem dados já, em relatórios do Hospital, que os municípios estão utilizando o HR. Estamos tendo gastos com insumos, equipamentos, serviços prestados pelo hospital, então precisamos de retorno financeiro para manter os atendimentos e até para ampliar, abrindo mais espaço ainda a esses municípios e aos pacientes do SUS”, ressalta Iraci.
 
Segundo relatório de atendimentos ambulatoriais e internações do Hospital Regional, em abril de 2018, dos 590 atendimentos, 144 eram de outros municípios, somando 24% do total, enquanto das 101 cirurgias realizadas no mesmo mês, 22 foram de pacientes de outros municípios, 21% dos procedimentos.
 
“Temos feito todos os esforços possíveis, o HR já é uma realidade de muita satisfação da população de Uberaba e da região. Quem teve a oportunidade de ser assistido lá, saiu com uma satisfação de atendimento enorme. Nós temos a oportunidade de ter um hospital com um perfil de qualidade, com infraestrutura e equipamentos de primeira linha, profissionais qualificados e especializados para disponibilizar bastante benefícios para a população”, finaliza o secretário.
 
Clarice Sousa
Secom/PMU

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar