ACESSIBILIDADE
-A
A
+A
Em Uberaba, a formação será entre os dias 19 e 21 de junho
Trocar experiência e agregar alternativas de ensino-aprendizagem ao processo de educação formal. Esse é o objetivo da formação para cerca de 300 educadores de escolas públicas de Uberaba e região, em Minas Gerais. Quem realiza a formação voltada para educadores de séries iniciais até coordenadores pedagógicos e diretores é a Cia Cultural EMCANTAR, que tem, para isso, o reconhecimento do Ministério da Educação - MEC.
Em Uberaba, são mais de 250 educadores, coordenadores e diretores de escolas do ensino infantil envolvidos em mais de 30 horas de formação lúdica e humanizadora. Segundo Fabiana Mendonça, que é coordenadora pedagógica da Casa do Educador e organizadora da formação na cidade, a Tecnologia Parangolé da Cia Cultural EMCANTAR já é utilizada na formação dos profissionais de Uberaba.
As oficinas acontecem na Casa do Educador Profª Dedê Prais, em parceria com a Prefeitura Municipal e a Secretaria de Educação, com patrocínio da Casa do Chocolate. Serão realizadas nove oficinas, de 18 a 22 de junho, com 30 educadores cada, e a expectativa é no futuro estender a formação também para o ensino fundamental. “Trabalhamos tanto a ludicidade no ensino infantil, mas quando a criança passa para o fundamental, há uma quebra e ela não necessariamente está preparada para enfrentar essa mudança”, justifica Mendonça.
Depois de muita experiência na utilização da arte e da cultura como ferramentas de ensino e aprendizagem, a Cia – que já envolveu mais de 20 mil pessoas em seus processos de formação – teve um de seus trabalhos chancelado no Guia de Tecnologias Educacionais do MEC. Chamada de Tecnologia Educacional Parangolé, a metodologia auxilia educadores na busca de alternativas para tornar o processo educacional mais interessante e efetivo.“O objetivo da formação em Araguari e Uberaba é que, na prática coletiva, adultos e crianças possam redescobrir maneiras de educar e aprender através de canções e brincadeiras”, explica Ana Lopez, que é coordenadora do EMCANTAR Social, vertente da Cia Cultural EMCANTAR, que atua diretamente nestes trabalhos de formação com educadores.
Mais sobre a Cia Cultural EMCANTAR
EMCANTAR é uma companhia cultural cuja visão é fazer arte e encantar pessoas. Em 20 anos de história, atingiu um público de mais de 320 mil emcantados, conquistou nove premiações nas áreas de cultura e educação, e conta com duas tecnologias artístico-educacionais publicadas. Sua atuação se divide em duas frentes:
Grupo artístico EMCANTAR: com mais de 1.000 apresentações, incluindo passagem por Washington (EUA), já atingiu um público de mais de 300 mil espectadores, com 20 mil produtos distribuídos, incluindo cinco álbuns e um DVD lançados. No palco, os artistas misturam as linguagens da música e do teatro, em espetáculos voltados para a infância e para família.
EMCANTAR Social: com mais de 20 mil crianças e adolescentes beneficiados em cerca de 50 projetos regulares desenvolvidos em regiões de baixo aparelhamento social e cultural, suas ações envolvem as linguagens da música, teatro, literatura, audiovisual, além de brincadeiras cantadas da cultura popular, já tendo resultado na publicação de 07 livros, 02 DVDs, 01 CD e mais de 30 espetáculos de autoria coletiva.
Serviço:
Uberaba
18 de junho de 19h às 22h
19 e 21 de junho de 8h às 11h, 13h às 16h e 19h às 22h
20 de junho: 13h às 16h e 19h às 22h
Local: Casa do Educador
Arte-Educadora: Ana Rabelo e Carlos Júnior
Contatos: (34) 3513-7220 / contato@emcantar.org
Informações para imprensa:
Michele Borges / (34) 9.9630-8242 / michele@cicloassessoria.com
Monica Cussi – Semed PMU
Mapa do Site:
Av. Dom Luiz Maria Santana, 141 - Santa Marta - Uberaba/MG
Telefone: (34) 3318-2000
Atendimento ao Público: Das 12h às 18h