ACESSIBILIDADE
-A
A
+A
A Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria Municipal de Educação/Casa do Educador, dando continuidade ao curso de Aperfeiçoamento em Educação para as Relações Étnico-raciais, realiza, neste fim de semana, visita programada a uma comunidade Quilombola, em parceria com a Fundação Cultural de Uberaba, por meio da Coordenadoria de Políticas de Igualdade Racial, da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) e Universidade Federal de Uberlândia (UFU).
As aulas acontecem até dezembro de 2018, ministradas por profissionais da Fundação Cultural de Uberaba e das universidades envolvidas, com oficinas, debates e a vivência em duas comunidades quilombola, em Paracatu (MG), neste fim de semana. Cerca de 15 professores estarão presentes. No segundo semestre, haverá também Seminários Temáticos, estudos orientados e divulgação científica.
O curso é uma das ferramentas de cumprimento da Lei 10.639, que indica a inserção da discussão étnico-racial nas escolas. O curso é uma amostra de como a rede municipal está tratando o tema, considerado de suma importância pela secretária de Educação, Silvana Elias.
Maria Abadia Vieira, da Casa do Educador e uma das organizadoras do curso, comenta sobre a importância da rede municipal em fomentar a discussão entre os professores, para que estejam preparados para a prática e a inserção do assunto em sala de aula. Para ela, a vivência será o ápice do curso, dentro das comunidades, onde os professores terão uma rica experiência.
Silvana Elias defende a implementação da cultura afrodescendente nas escolas, consolidada com o início desse curso. “Precisamos educar para a tolerância, para a diferença, para o acolhimento, para o respeito para a adversidade, compreendendo que o ser humano é de diversas dimensões, seja ela subjetiva ou étnica”, diz.
Monica Cussi
Comunicação Semed PMU
Atendimento ao público: 12h às 18h
Av. Dom Luiz Maria Santana, 141 - Santa Marta - CEP.: 38061-080 - Uberaba/ MG - Tel.: (34) 3318-2000