WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

29/08/2018 - Simpósio Regional de Insulinoterapia destaca o papel da rede primária de Saúde

Mais de 150 profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS)  de Uberaba e cerca de 30 municípios da região, participaram nesta terça-feira do Simpósio Regional Multidisciplinar de Insulinoterapia, no auditório do Hospital Regional José Alencar. A realização é do Conselho Regional de Farmácia de Minas Gerais (CRF/MG), Sociedade Brasileira de Diabetes de Minas Gerais (SBD/MG) e Centro de Endocrinologia e Metabologia da Santa Casa de Belo Horizonte (CEMSC/BH). O apoio local foi da Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde.


O secretário de Saúde, Iraci Neto, destacou que o grande público superou as expectativas da organização. Segundo ele, o Simpósio em Uberaba foi o pontapé de um calendário de seis eventos que promoverão a reunião dos profissionais do SUS em diversas regiões do estado de Minas Gerais.
“Uberaba é uma cidade que faz parte da macrorregião do Triângulo, uma cidade polo, e que tem suas dificuldades assim como todos os municípios brasileiros. Não medimos esforços para trazer este evento para todos os nossos profissionais de saúde. Esse é um momento importante para estabelecer um debate sobre a insulinoterapia e outros pontos do atendimento do SUS e da saúde pública”, pontuou o secretário.


O Simpósio teve como objetivo levar treinamento com abordagens multidisciplinares sobre a insulinoterapia e reforçar a importância dos profissionais farmacêuticos, enfermeiros e nutricionistas na melhoria da assistência e controle dos pacientes com diabetes.


Conteúdo. O Simpósio teve, no período da manhã, curso de insulinoterapia com a endocrinologista Janice Sepúlveda, do CEMSC/BH, que é vice-presidente eleita da Sociedade Brasileira de Diabetes. Segundo ela, o objetivo foi trazer um pouco do que é feito na especialidade de endocrinologia para a Atenção Primária da Saúde.


“Hoje a gente entende que os profissionais da Atenção Primária ficam com a grande sobrecarga do diabetes, com o grande número de pacientes, o descontrole da doença e as complicações. E nós, que estamos no centro de especialidades, acabamos ficando com um número pequeno de pacientes, dado o tempo de espera”, explica a vice-presidente eleita da Sociedade Brasileira de Diabetes.


Janice pontua que o Simpósio tem como público equipes multidisciplinares, já que a insulinoterapia é um tratamento em equipe. “Profissionais bem preparados vão facilitar a vida do paciente no tempo de espera para o especialista, melhorando a qualidade de vida e desafogando as urgências que acontecem nas unidades primárias relacionadas à glicemia elevada. Vão evitar desperdícios de insulina e de fitas. Portanto, nosso objetivo foi dar esse suporte geral para que toda a equipe trabalhe melhor com a insulina exatamente na Atenção Primária”, conclui a endocrinologista.


No período da tarde, o treinamento foi sobre a importância do farmacêutico na qualidade da assistência do paciente com diabetes, com a farmacêutica e consultora em saúde pública Renata Alcântara. Logo depois o tema foi “Abordagem multidisciplinar do paciente com diabetes”, com a enfermeira Agma Leozina Viana Souza e a nutricionista Erika Queiroz Dias Correa, do Centro de Endocrinologia e Metabologia da Santa Casa de BH.

Jorn. Luiza Carvalho
Secom/PMU 

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar