ACESSIBILIDADE
-A
A
+A
Duzentos e oitenta professores que atuam na rede municipal de Uberaba estão produzindo textos em cumprimento à carga horária da formação continuada, com o aval da Comissão de Avaliação e Validação das Produções Textuais, criada em junho de 2018. Esta modalidade é uma alternativa oferecida pela Secretaria de Educação em parceria com a Casa do Educador, para os profissionais que têm dois cargos e os horários de formação são incompatíveis.
O objetivo da comissão é de, além de emitir parecer sobre a produção textual, orientar os profissionais do magistério quanto à elaboração. Os educadores, já estão em plena produção, tanto que a comissão já recebeu aproximadamente 500 textos, dentre eles, relatos de experiência, artigos, poemas, contos, etc.
Vale ressaltar que a correção e a revisão dos textos têm caráter elucidativo. O trabalho não se resume a simplesmente corrigir textos. Há orientação bibliográfica apresentada a partir dos equívocos referentes à coesão, formatação, coerência, fidelidade ao tema escolhido e ao seu respectivo gênero textual, originalidade e expressividade.
O primeiro encontro formativo com os profissionais do magistério aconteceu na semana passada, com o intuito de auxiliá-los nas elaborações dos textos.
A presidente da Comissão, Maria Abadia Vieira da Cruz, acredita que a ideia é um presente para o educador que aceita o desafio de se tornar um escritor da sua própria trajetória profissional, carregando a experiência e as múltiplas oportunidades que a leitura e a escrita proporcionam e, também, “transformando a prática pedagógica com sentido, sensibilidade e responsabilidade, como a escola exige”.
Ela explica ainda que o professor faz sua produção e os responsáveis pela Comissão orientam sobre coerência, adequação ao tema e, principalmente, para que atenda às práticas pedagógicas vivenciadas em sala de aula, para que seja realmente uma formação continuada. Após a correção da Comissão, os profissionais readéquam os textos, que posteriormente serão validados. Os textos mais expressivos, avaliados pela Comissão, serão publicados futuramente online.
Monica Cussi
Comunicação Semed PMU
Atendimento ao público: 12h às 18h
Av. Dom Luiz Maria Santana, 141 - Santa Marta - CEP.: 38061-080 - Uberaba/ MG - Tel.: (34) 3318-2000