ACESSIBILIDADE
-A
A
+A
Membros do Conselho de Patrimônio Histórico e Artístico de Uberaba (Conphau), junto à equipe técnica do Setor Municipal de Patrimônio Histórico e Cultural (Sempac) da Fundação Cultural de Uberaba e profissionais da Secretaria de Planejamento e Gestão Urbana (Seplan), estarão intensificando as vistorias em imóveis históricos de Uberaba. O cronograma especial teve início nesta segunda-feira (01) e o objetivo é vistoriar até três imóveis inventariados por dia, durante os próximos dois meses. Serão, ao todo, 189 imóveis visitados.
De acordo com o arquiteto e urbanista Daniel Rodrigues, que atualmente é presidente do Conphau e superintendente de Planejamento Urbano da Seplan, a vistoria dos imóveis inventariados no Município acontecem com o objetivo de avaliar o estado de preservação de cada edificação. “Será verificada a manutenção e preservação do imóvel, incluindo alvenaria, pintura, piso, cobertura e parte elétrica” afirma Rodrigues.
Além das vistorias técnicas, haverá um levantamento documental para atualização da planilha dos bens inventariados. Outra ação destacada pelo presidente do Conphau é que, a partir das vistorias, será possível que o Conselho trabalhe na reavaliação dos imóveis inventariados visando a observar o interesse público, cultural e histórico ao Município. “Se caso for verificado que algum não tenha os aspectos e tipologias para estar inventariado, conforme as diretrizes da lei e avaliação do Conselho podem ser avaliadas a possibilidade de revogação do inventário”.
Luiza Carvalho – Jornalista
Secom/PMU
Atendimento ao público: 12h às 18h
Av. Dom Luiz Maria Santana, 141 - Santa Marta - CEP.: 38061-080 - Uberaba/ MG - Tel.: (34) 3318-2000