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Ações para reduzir a Fila Eletrônica demonstram os resultados positivos e seriedade do trabalho desenvolvido pela Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde. Somando mais de R$7 milhões de investimentos e 27 unidades de saúde revitalizadas, a rede municipal de saúde está trabalhando com a nova versão do prontuário eletrônico e investindo em melhorias tecnológicas, de serviços, infraestrutura e promoção de ações diferenciadas para a população. O assunto esteve em pauta nesta quinta-feira (11) na Câmara Municipal de Uberaba, e na ocasião o secretário de Saúde, Iraci Neto, destacou aos vereadores a prestação de contas do 2º quadrimestre.
De acordo com secretário, a redução da fila eletrônica é uma prioridade estudada minuciosamente desde o início da gestão junto ao prefeito Paulo Piau. “Esta era uma das principais críticas à SMS na relação direta com os usuários do sistema. Nosso trabalho inicial foi apurar amplamente o fluxo do agendamento eletrônico e fazer um diagnóstico minucioso para identificar os problemas e, a partir disso, elaborar alternativas para resolver. Isso foi feito por meio de uma equipe com diversos departamentos envolvidos”, destaca Iraci Neto.
O secretário pontua que a fluidez do agendamento eletrônico melhorou positivamente a partir da organização e dos diagnósticos levantados. “Normatizamos o fluxo de encaminhamentos para as especialidades, passando pela rede Básica, e o número de solicitações de exames. Melhoramos processos administrativos, técnicos e operacionais que refletiram neste resultado de organização. Também houve reformulação de contratos, em relação ao quantitativo de procedimentos ambulatoriais, de acordo com critérios técnicos priorizando a capacidade de encaminhamento dos médicos especialistas”.
Na visão do secretário, a redução em mais de 50% da fila eletrônica é, portanto, a soma de uma composição de esforços dos diversos setores da SMS, aliado ao diagnóstico, organização e planejamento. “Com este trabalho conseguimos obter um resultado de qualidade. E ainda temos mais para avançar. Nossa perspectiva é alcançar uma rotina tranquila do agendamento eletrônico trabalhando todos os gargalos para eliminar os problemas. A Saúde sempre enfrenta grandes desafios, mas estamos prontos para buscar soluções da forma mais rápida possível para que a população de Uberaba tenha políticas públicas de saúde cada vez mais eficientes”.
Dados – Entre as ações para reduzir a fila eletrônica, a SMS destaca a otimização e redução do quantitativo de procedimentos em espera de atendimento. De junho de 2017 a julho de 2018, houve uma redução de 50,3% do quantitativo de procedimentos na fila. A fila de Patologia Clínica foi zerada.
De 2017 para 2018, houve redução do tempo de espera para exames laboratoriais, que antes era de até 60 dias e hoje a espera máxima é sete dias. O mutirão de triagem de pequenas cirurgias reduziu em 30% o quantitativo de pessoas aguardando na fila eletrônica. Outro mutirão é o de espirometria, cuja fila foi zerada nos meses de agosto e setembro.
Na campanha de Controle do Colesterol, de julho a agosto, foram 4.047 pacientes atendidos e mais de 20 mil procedimentos realizados. Já a campanha “Da Gestação ao Climatério”, que aconteceu no Caism em setembro, somou mais de 200 atendimentos e quase 400 solicitações e coletas de exames, encaminhamentos e agendamentos.
Em relação aos atendimentos das Unidades de Saúde, de janeiro e agosto foram atendidas cerca de 63.611 pessoas por mês. A SMS também inaugurou a Farmácia Solidária, que em um ano de funcionamento atendeu 18.559 pacientes e dispensou 913.460 medicamentos à população. No Hospital Regional, que também completou um ano, foram 632 cirurgias, 1.758 internações e tempo médio de permanência de 5,8 dias. A taxa de ocupação é de 83,66%.
Prevenção – Os números e dados também destacam ações de prevenção. 104.858 pessoas foram vacinadas contra Influenza e 11.813 receberam imunização contra a Febre Amarela. A Campanha de Multivacinação 2018 teve cobertura vacinal de 83% para crianças de 1 ano a menor de cinco, contra Poliomielite e Sarampo. Também destaca-se o trabalho dos Agentes Comunitários, que fizeram 65.370 visitas. Outra ação são os grupos Antitabagismo, que atenderam 644 pacientes de janeiro a setembro de 2018.
Na campanha de vacinação Antirrábica, foram imunizados 35.186 cães e 3.725 gatos. O Departamento de Controle de Zoonoses e Endemias visitou 88.759 imóveis entre maio e junho, e 93.117 entre julho e agosto, dentro dos ciclos de visitas domiciliares de rotina para o controle do Aedes aegypti.
Infraestrutura – A Prefeitura de Uberaba também tem investido intensamente na melhoria de infraestrutura da rede municipal de Saúde. Foram 27 unidades revitalizadas e, na área de Saúde Psicossocial, foram inaugurados os novos CAPS-AD, UAA e UAI. O SAMU também passou por renovação da frota de ambulâncias, com 25 novos veículos e atendimento médio de 165 pacientes por dia.
Para o atendimento odontológico foram entregues 32 novos consultórios. Além disso, a PMU inaugurou em junho o Centro de Especialidades Odontológicas Dr. Rinaldo Mattar (CEO), que é equipado com seis consultórios com especialistas nas áreas de periodontia, endodontia, odontopediatria, cirurgia bucomaxilo, radiologia e atendimento a pacientes com necessidades especiais. Outro destaque é o pronto atendimento odontológico na UPA São Benedito, das 18h às 6h, e sábados, domingos e feriados 24 horas.
Nos investimentos de construção, as unidades regionais Boa Vista e São Cristóvão estão sendo reformadas. Também estão em construção a nova unidade do Residencial 2000, que será entregue até janeiro de 2019, e o Centro Especializado em Reabilitação (CER II), com entrega prevista para maio de 2019.
A UBS Copacabana foi ampliada pensando no conforto do usuário do SUS, e agora possui a primeira sala de espera climatizada. Já a Unidade de Saúde Inimá Baroni mudará em breve de endereço, passando para o antigo imóvel que funcionava a Casa de Passagem. O local está sendo revitalizado com previsão de conclusão para dezembro, e promete oferecer mais conforto e espaço no bairro Jardim Triângulo.
A SMS também inovou com o Programa Melhor em Casa. De janeiro a agosto de 2018, foram atendidos em domicílio 672 pacientes desospitalizados. Já nas UPAs, em um ano de trabalho junto à Funepu, foram mais de 502 mil atendimentos nas unidades.
Luiza Carvalho – Jornalista
Secom/PMU
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