ACESSIBILIDADE
-A
A
+A
Projeto prevê na 1ª etapa, uma entrada da cidade repaginada pela Av. Tonico dos Santos, mão única na Marcos Cherém, término da Passagem Inferior na BR 050 e na terceira etapa o viaduto da Av. Fernando Costa
Prefeito Paulo Piau esteve reunido na tarde desta segunda-feira (22) com alguns secretários, moradores e comerciantes das regiões que englobam as Avenidas Marcus Cherém, Tonico dos Santos e adjacências para apresentação do projeto Complexo Viário de entrada Sul de Uberaba, que engloba a revitalização/urbanização da região.
A proposta foi apresentada aos presentes pelo presidente do Centro Operacional de Desenvolvimento e Saneamento de Uberaba (CODAU), Luiz Guaritá Neto, pelo secretário de Planejamento e Gestão Urbana (SEPLAN), Nagib Facury, com a participação de Wellington Cardoso, secretário de Defesa Social, Trânsito e Transporte Especiais e de Marcondes Nunes, secretário de Obras.
Piau destacou que o projeto chega para repaginar uma das principais entradas da cidade – Av. Tonico dos Santos, bem como dinamizar o trânsito na região, além de revitalizar uma importante via comercial da cidade que é a Av. Marcus Cherém. O prefeito destacou que, além da nova pavimentação, estas duas avenidas serão revitalizadas com paisagismo, bem como iluminação de LED, o que também trará mais segurança. Vias laterais também receberão atenção no desenvolvimento do projeto. Outro ponto destacado por Piau é o aumento de vagas de estacionamento na Av. Marcus Cherém.
Entre os pontos que serão alterados e/ou modificados estão a Avenida Tonico dos Santos que terá três pistas de entrada sentido BR-050/Centro, com o fim do estacionamento, mantendo as duas pistas de saída Centro/BR-050 com estacionamento, sendo também recapeada, sinalizada e iluminada com LED.
A Avenida Marcos Cherém passa a ser mão única, sentido Parque Fernando Costa/BR-050, tendo três pistas e estacionamento 45º (ocorrendo aumento de vagas de estacionamento). As vias do entorno também receberão atenção para garantir o fluxo de retorno de veículos com tranquilidade, bem como a marginal da BR-050 será urbanizada para este fim. Para quem vem da Avenida Guilherme Ferreira, para acessar a Marcus Cherém, deverá entrar pela Av. Coronel Joaquim de Oliveira Prata que será mão única no primeiro trecho e fazer o retorno no quarteirão, que será utilizada como uma grande rotatória.
Dentro do Plano de Recuperação de Vias que tiveram manutenções contínuas do Codau ao longo dos anos, será feito o recapeamento destas avenidas. “Nosso compromisso e do prefeito Paulo Piau é que esta obra seja realizada o mais rápido possível. Esse contexto engloba uma melhoria significativa para a cidade e esperamos que até o final do ano as obras já tenham avançado. Além do mais, toda aquela região que consideramos de extrema importância e potencial comercial será favorecida contribuindo para o aquecimento das vendas”, completa Luiz Guaritá Neto.
Além da marginal da BR 050, terá continuidade à construção da passagem de nível por baixo da BR 050 (projeto Travessias Urbanas) interligando as vias marginais gerando um novo fluxo de veículos entrando e saindo dos bairros.
“Temos um entendimento de que a população, como um todo, principalmente os que residem e trabalham na região serão extremamente beneficiados. O projeto está bem embasado e não temos dúvidas de que será bem aceito pela população. Sobre a passagem de nível há recursos, e estamos aguardando o Dnit para dar andamento na licitação”, explicou Nagib Facury.
Ricardo Peres, gerente de vendas de uma concessionária de veículos que fica na Marcus Cherém, disse que as mudanças são benéficas e assim como os demais presentes a aceitação foi unânime. “Será muito bom para o comércio e para a cidade de forma geral”, completa o gerente.
Viaduto Parque de Exposições
Já discutido e apresentado anteriormente, a construção do viaduto do Parque de Exposições voltou a ser apresentado para uma segunda etapa do projeto. Segundo o secretário de Planejamento e Gestão Urbana, Nagib Facury, a obra faz parte dos projetos que integram o Financiamento de Infraestrutura e Saneamento, que foi discutida e recém aprovada pela Câmara dos Vereadores e que já está aguardando a assinatura da caixa Econômica Federal para liberação dos valores para realização desta e de outras obras previstas no cronograma.
Segurança pública
O prefeito Paulo Piau mencionou sobre a melhoria da segurança pública, afirmando que o projeto inclui a troca de iluminação pública de todo o trecho.
A situação foi mencionada, também, pelo secretário da Sedest, Wellington Cardoso. “A Secretaria de Trânsito apresentou um estudo para a abertura de vagas de estacionamento em 45 graus, melhores alternativas de rotas, inversão de mãos, assim como previsto para a Avenida Marcus Cherém e Tonico dos Santos, o que contribuirá para a fluidez do trânsito em toda a região. Além dos mais, priorizaremos uma iluminação pública que está atrelada a segurança pública que em conjunto com a revitalização das vias contribuirá e melhorará o aspecto da cidade”, destaca Cardoso.
Na próxima quarta-feira (24), às 17 horas, no anfiteatro da Prefeitura de Uberaba o projeto será apresentado à comunidade.
Jor. Sabrina Alves
SECOM/PMU
Atendimento ao público: 12h às 18h
Av. Dom Luiz Maria Santana, 141 - Santa Marta - CEP.: 38061-080 - Uberaba/ MG - Tel.: (34) 3318-2000