ACESSIBILIDADE
-A
A
+A
Seis locais foram fiscalizados e encontrados produtos em condições impróprias para o consumo
Fiscalização da Blitz Natalina realizada pelos fiscais da Vigilância Sanitária e do Procon de Uberaba resultou na apreensão de quase 40kg de alimentos impróprios para o consumo. A operação aconteceu em vários locais ao mesmo tempo e entre os produtos apreendidos estavam linguiças fabricadas em locais sem autorização da Vigilância Sanitária, 85 potinhos de frutas cristalizadas, dentre outros produtos acondicionados de forma errada que prejudicando a consistência e aspecto do produto.
Segundo o chefe de Departamento de Vigilância Sanitária, Marcos Ribeiro, a proposta é fiscalizar mercearias, supermercados e outros estabelecimentos que comercialize produtos como castanhas, frutas cristalizadas, peixes, panetones e outros produtos comercializados durante as festas de final de ano. "As equipes vistoriaram os estabelecimentos que foram autuados e tiveram os produtos apreendidos e descartados imediatamente", disse Ribeiro. Sobre as autuações aplicadas os comerciantes terão que pagar entre 1 a 300 UFM's, de acordo com a quantidade e o estado do produto apreendido.
Em relação atuação do Procon, a chefe de fiscalização Thatiana Carvalho explica que as equipes vistoriam informações como validade, precificação dos produtos, formas de pagamento e observação de cobranças abusivas. "Pedimos aos consumidores que reparem nessas informações, principalmente como está o aspecto do alimento que pode ter sido acondicionado em local impróprio. Essas irregularidades devem ser denunciadas pelo consumidor quando observadas", reforça Thatiana.
Orientação - Tanto o Procon quanto a Vigilância Sanitária emitiu nota aos consumidores para se atentarem quanto: a data de validade, procedência do produto (como está sendo armazenado); se o estabelecimento possui o alvará sanitário; se o produto consta o selo de fiscalização - que garante que o produto foi fiscalizado.
Em caso de panetones próprios de panificadores observarem a qualidade do produto, se não tem fungos, mofo e se está bem acondicionado. Outro alerta é para que o consumidor se atente sobre a validade do Alvará Sanitário que é válido por um ano.
"Se o estabelecimento não tiver procedência os alimentos consumidos podem causar intoxicação alimentar provocando prejuízos a saúde. Qualquer irregularidade notada o consumidor deve entrar em contato com o departamento de Vigilância Sanitária 3331-2737 e/ou do Procon 3333-7666", pontua o chefe da vigilância Sanitária. Lembrando que a operação acontecerá durante o mês de dezembro e segue durante as duas primeiras semanas de janeiro.
Jor. Sabrina Alves
SECOM/PMU
Atendimento ao público: 12h às 18h
Av. Dom Luiz Maria Santana, 141 - Santa Marta - CEP.: 38061-080 - Uberaba/ MG - Tel.: (34) 3318-2000