ACESSIBILIDADE
-A
A
+A
Aconteceu na manhã de hoje (09), a primeira reunião liderada por equipe da Secretaria Municipal de Educação (Semed) que, a partir de agora, assume a gestão das Bibliotecas Públicas de Uberaba, de acordo com novo organograma da pasta. Antes o trabalho era desenvolvido pela Fundação Cultural de Uberaba.
A secretária Silvana Elias, reuniu colaboradores da Biblioteca Municipal Professor Bernardo Guimarães para promover a apresentação das novas propostas e integração do grupo com Helione Dias, nomeada para o cargo de diretora do Departamento de Bibliotecas da Semed, com a diretora de Apoio à Educação Básica, Fernanda Roqueti e com Vânia de Oliveira, chefe do Departamento de Provimento de Pessoal.
“Faremos um plano de ação para a continuidade do trabalho já realizado nas Bibliotecas Públicas. Pretendemos ampliar o universo de oportunidades, aproveitar ao máximo o espaço privilegiado da Biblioteca Bernardo Guimarães, além de estratégias e projetos para atrair leitores, integrando educação e cultura”, ressalta Silvana Elias.
Os colaboradores se dispuseram a explicar os projetos e a função de cada um, além de elaborar um documento com as reivindicações prioritárias e emergenciais para o bom andamento do trabalho.
A Biblioteca Municipal Professor Bernardo Guimarães, completará 110 anos em 2019 e comporta um acervo de 75 mil exemplares. O local é procurado por cerca de 100 pessoas por dia para estudos e pesquisas. No local há também periódicos e computadores disponíveis para consultas na internet, gratuitamente. No saguão principal, há exposições de diversos temas. O prédio ainda abriga o Posto Avançado do Escritório de Direitos Autorais, que recebe e cadastra oficialmente obras de escritores de todo o Brasil.
As chamadas Bibliotecas de Bairro são: Biblioteca Pública Municipal do Cemea Boa Vista, que leva o nome do professor Antônio Bernardes. Já no Cemea Abadia, foi instalada a Biblioteca Pública Municipal Professor Antônio Carlos Marques. E também, há a Biblioteca Pública Municipal do CEU das Artes, no bairro Residencial 2000.
A comunidade pode fazer o cadastro de leitor da Biblioteca Pública Municipal Bernardo Guimarães levando os seguintes documentos: uma foto 3x4, um comprovante de residência atualizado e um documento de identidade com foto. A criança deve estar acompanhada de um responsável.
Cada pessoa pode pedir empréstimo de até 3 livros e tem 10 dias para a devolução. Se houver atraso, haverá multa de R$ 1 por dia.
O horário de funcionamento da Biblioteca da Rua Alaor Prata, 317, no Centro, é de 8h às 18h de segunda a sexta e de 8h às 14h aos sábados. O telefone é (34) 3332 1900.
Jornalista Monica Cussi
Comunicação Secretaria de Educação/PMU
Mapa do Site:
Av. Dom Luiz Maria Santana, 141 - Santa Marta - Uberaba/MG
Telefone: (34) 3318-2000
Atendimento ao Público: Das 12h às 18h