ACESSIBILIDADE
-A
A
+A
Primeira etapa será apenas para cães machos, mas cadastro valerá para ações futuras
Balanço do Departamento de Controle de Zoonoses e Endemias mostra saldo positivo da procura para realizar o cadastro para castração de cães e gatos do município de Uberaba. Segundo dados do Departamento, até o dia 01º de março, foram realizados 581 cadastros, sendo 219 cadelas, 136 gatas, 155 cães e 68 gatos. Três animais não foram identificados se eram fêmeas ou machos. Destes, 273 cadastros foram feitos via formulário no site da prefeitura e 297 via telefone.
Lara Rocha Batista, chefe do Departamento de Controle de Endemias e Zoonoses, destaca a importância da aderência da população ao Programa de Manejo Populacional de Cães e Gatos, que busca diminuir a natalidade desenfreada dos animais e reduzir a população de animais de rua e o risco de transmissão de zoonoses. “Reforçamos a importância do manejo populacional para resolver problemas como a superpopulação de animais abandonados nas ruas, estando sujeitos a maus tratos, envolvendo-se e/ou provocando acidentes de trânsito ou por agressão (mordeduras), prejudicando a limpeza urbana ao destruírem sacos de lixo em busca de alimento e por defecarem em vias públicas, e participando na cadeia de transmissão de zoonoses, entre outros”, explica Lara.
Na primeira etapa do programa serão castrados cães machos pelo método farmacológico. Em uma segunda etapa, serão realizadas castrações cirúrgicas para cães e gatos, machos e fêmeas. A castração farmacológica é recomendada pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), em parecer enviado para a Prefeitura Municipal de Uberaba, desde que seja acompanhada da castração de fêmeas, de ações de educação sanitária para a guarda responsável.
Ainda, “o procedimento deve, obrigatoriamente, ser precedido de procedimento analgésico, e devem ser tomadas todas as medidas clínicas para a prevenção de processos inflamatórios secundários”. Segundo a chefe do Departamento de Controle de Endemias e Zoonoses, os tutores podem ficar tranqüilos, pois as medidas recomendadas pelo CFMV já estão incluídas no processo Programa de Manejo Populacional de Cães e Gatos.
Cadastro - Os animais devem estar em boas condições de saúde e terem a partir de 4 meses a 7 anos de idade. Os tutores serão responsáveis por cadastrar o animal, deslocá-lo para realização do exame pré-operatório e do procedimento de castração e pelo tratamento pós-operatório. Os cadastros podem ser realizados por formulário eletrônico no endereço http://www.uberaba.mg.gov.br/portal/conteudo,45742 ou via telefone no 3315-4173 ou 3317-4655. O interessado deverá ter em mãos o número do NIS no momento do cadastro. Dúvidas sobre os procedimentos, a população pode entrar em contato via telefone. Todos os animais castrados serão identificados por meio de implantação de microchip, ficando registrados no município.
Jorn. Clarice Sousa
Atendimento ao público: 12h às 18h
Av. Dom Luiz Maria Santana, 141 - Santa Marta - CEP.: 38061-080 - Uberaba/ MG - Tel.: (34) 3318-2000