WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

13/03/2019 - Programa tem mais de 700 cadastros para castração de cães e gatos

Primeira etapa será apenas para cães machos, mas cadastro valerá para ações futuras
 
Balanço do Departamento de Controle de Zoonoses e Endemias mostra saldo positivo da procura pelo cadastro para castração de cães e gatos de Uberaba. Segundo dados do Departamento, até o dia 8 de março, foram realizados 710 cadastros, sendo 266 cadelas, 170 gatas, 183 cães e 86 gatos.


Na primeira etapa do programa serão castrados cães machos pelo método farmacológico. Na segunda etapa serão realizadas castrações cirúrgicas para cadelas e gatas. A castração farmacológica foi recomendada pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) em parecer enviado para a Prefeitura, desde que acompanhada da castração de fêmeas e de ações de educação sanitária para a guarda responsável.


Lara Rocha Batista, chefe do Departamento de Controle de Endemias e Zoonoses, destaca que o manejo populacional é importante para resolver problemas como a superpopulação de animais abandonados nas ruas,  sujeitos a maus tratos, envolvendo-se e/ou provocando acidentes de trânsito ou agredindo (mordeduras), além de promover a guarda responsável dos animais. “Além disso, eles acabam prejudicando a limpeza urbana ao destruírem sacos de lixo em busca de alimento e por defecarem em vias públicas, participando da cadeia de transmissão de zoonoses, o que representa um risco para a saúde pública”, explica Lara.


Cadastro - Os animais devem estar em boas condições de saúde e terem  entre 4 meses e 7 anos de idade. Os tutores serão responsáveis por cadastrar o animal, deslocá-lo para realização do exame pré-operatório e do procedimento de castração, bem como pelo pós-operatório. Os cadastros podem ser realizados por formulário eletrônico no endereço http://www.uberaba.mg.gov.br/portal/conteudo,45742 ou via telefone no 3315-4173 ou 3317-4655. Os telefones também estão disponíveis para o esclarecimento de dúvidas sobre os procedimentos. Todos os animais castrados serão identificados por meio de implantação de microchip.

Jorn. Clarice Sousa

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar