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Educação e Cultura

08/05/2019 - Leiture-se - Projeto desenvolvido em Bibliotecas Escolares promove incentivo à leitura e escrita na rede municipal

A Secretaria Municipal de Educação, por meio da Diretoria de Apoio à Educação Básica/Departamento de Bibliotecas, propõe o desenvolvimento de ações leitoras em prol do incentivo à leitura e da formação do gosto literário. O projeto “Leiture-se: ações leitoras nas Bibliotecas Escolares da Rede Municipal de Ensino”. Nessa perspectiva, unidades escolares promovem, periodicamente, atividades de leitura e escrita, que também incentiva a frequência na Biblioteca Escolar.

Darci Bosco, da seção de Bibliotecas Escolares da Semed, afirma que essas atividades são pensadas e executadas, de maneira participativa e integradora, entre gestores, pedagogos, professores e auxiliares de biblioteca, o que possibilita o atendimento às demandas dos educandos, em se tratando dos vieses educacionais, culturais e simbólicos do ato de ler. Atualmente, quase todas as 31 escolas de ensino fundamental possuem bibliotecas equipadas e organizadas para atender aos alunos. Na educação infantil, as ações leitoras também acontecem em grande escala, com livros específicos e acervos que alcancem as necessidades das crianças.

“Tendo em vista que os livros e a leitura proporcionam diversos benefícios para as nossas crianças e adolescentes dentro e fora do contexto escolar, como incentivar a imaginação, estimular a criatividade, a criticidade e melhorar a oralidade e a escrita, realizamos diversas atividades para abranger esse universo”, considera.

No mês de abril, por exemplo, em comemoração ao Dia Nacional do Livro (18/04) e ao Dia Mundial do Livro e dos Direitos Autorais (23/04), houve, em cada escola, a organização de momentos lúdicos, dinâmicos e diversificados, a fim de serem estruturadas práticas leitoras que encantassem os alunos do Ensino Fundamental.

Ela ressalta o êxito das propostas realizadas nas unidades da rede: como o restaurante literário, a interdisciplinaridade da obra de Monteiro Lobato e a sua aplicabilidade prática na vida dos educandos, a gostosa brincadeira do recreio literário, o convite para o chá da tarde com literatura, a viagem pela casa de Shakespeare, o enigmático mundo de Sherlock Holmes, os encantos da poesia de Elias José aliados à Hora do Conto, a emoção das memórias leitoras, o encontro marcado com Ziraldo, Cecília Meireles e tantos outros autores da literatura nacional e internacional.

Para Darci, diante de todas essas experiências leitoras, é possível compreender e visualizar, com clareza, a importância dos livros na vida dos educandos e de todos aqueles envolvidos no processo educativo. E cita Mário Quintana: “Os livros não mudam o mundo. Quem muda o mundo são as pessoas. Os livros só mudam as pessoas.”

Monica Cussi

 
 
 

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