WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

20/06/2019 - Casa do Educador oferece cursos de aprimoramento aos profissionais da Rede

A Secretaria Municipal de Educação, por meio da Casa do Educador Professora Dedê Prais oferece aos educadores da rede municipal oportunidades de atualização curricular, contribuindo para aprimorar a qualidade do ensino. Os temas são escolhidos de acordo com avaliação de demandas das unidades e, principalmente, da aprendizagem dos alunos, atendendo às necessidades educacionais das diferentes disciplinas.


O "Arte-educação e Arteterapia no ambiente escolar: de mãos dadas no processo ensino-aprendizagem”, promovido pelo Departamento de Inclusão, tem objetivo de apresentar ferramentas a serem utilizadas no contexto escolar como recurso de apoio no processo ensino-aprendizagem, como técnicas específicas de arte, arte educação, arte terapia e biblioterapia, além de abordagem teórico-vivencial e diálogo interdisciplinar que desperte o interesse do educando em sala de aula, amenizando as dificuldades de aprendizagem.


Também por meio do Departamento de Formação Profissional/ Casa do Educador, A Escola para Surdos Dulce de Oliveira reabriu 120 vagas para o curso gratuito de “Libras Básico I”, que teve início dia 10 de junho.


Outra oportunidade é a formação em “Escrituração Escolar”, destinada aos profissionais que atuam como secretário escolar e/ou auxiliar de secretaria, que terá início no dia 26 de junho.


Já na área digital, o Departamento de Tecnologia Informática Educacional, está com duas turmas de “Mídias Digitais aplicadas a processos pedagógicos”, com aulas até o dia 10 de julho. A proposta do curso é aplicar os recursos de edição de texto na realização de processos pedagógicos, sendo formatação de avaliações, planos de aulas e documentos oficiais.


Em parceria com a Diretoria de Logística/Seção de Manutenção de Computadores, está acontecendo também o curso de “Manutenção Preventiva de Recursos Tecnológicos”, com carga horária de 25 horas (15 horas presenciais e 10 à distância), voltado para auxiliares de secretaria dos Cemeis e demais professores da Educação Básica que atuem nos laboratórios de informática da rede municipal de educação.


Bruno Inácio, diretor de Ensino, considera a formação dos professores uma ferramenta de grande importância no resultado da educação municipal. Para ele, as técnicas, os recursos, as leituras e até mesmo a troca de vivências entre os cursistas, promovem integração do processo de ensino aprendizagem, que contribuem para a constituição da identidade profissional docente melhorando, consequentemente, a qualidade da educação.


Os cursos da Casa do Educador são direcionados aos profissionais da rede municipal e são oferecidos gratuitamente. No ano passado, foram mais de 80 cursos, além do Congresso de Educadores.

Estagiária Jorn. Ana Rizieri

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar