ACESSIBILIDADE
-A
A
+A
Extensas agendas da Prefeitura de Uberaba em Brasília, nesta terça-feira (25), colocaram em destaque a Agência Regional de Desenvolvimento Econômico do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba e as oportunidades de colocar a região inserida em oportunidades de Parcerias Público-Privadas. O município foi representado pelo Assessor de Assuntos Estratégicos Regionais, Glauber Faquineli, que também é diretor executivo da Agência Regional.
Na Frente Nacional de Prefeitos (FNP), em reunião com o secretário executivo Gilberto Perre e a coordenadora de Parcerias Institucionais e Projetos, Daniela Martins, o objetivo foi traçar estratégias em função da indicação ao Conselho de Participação do Apoio à Estruturação e ao Desenvolvimento de Projetos de Concessão e Parcerias Público-Privadas – CFEP. Indicado pela FNP por meio do prefeito de Uberaba, Paulo Piau, Faquineli ponderou que o intuito é aproximar os municípios, principalmente os menores e da nossa região, de Parcerias Público-Privadas como fonte de atração de investimentos.
Já no Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), em agenda com representantes da assessoria parlamentar, a reunião teve como foco criar uma proposta de envolvimento do Governo Federal na Agência Regional de Desenvolvimento Econômico, contribuindo com um plano regional. “Nesse mesmo viés também estivemos com o secretário-executivo do Ministério da Agricultura, Marcos Montes, visando ao alinhamento de estratégias com a força agropecuária da região para obter fontes de estudo e de fomento dos municípios por meio da Agência”, explicou Faquineli. Segundo ele, houve comprometimento do secretário executivo Marcos Montes em impulsionar a demanda junto ao MDR, buscando levar a Agência para a pauta do Governo Federal.
Em agenda articulada pelo vereador Samuel Pereira, o diretor executivo da Agência Regional também tratou sobre o assunto com o senador Carlos Viana. As pautas regionais também devem ser discutidas com outros parlamentares, já que o intuito é fortalecer o projeto e obter apoio em todas as esferas do governo.
A última agenda foi com Cláudia Valenzuela, representante do Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (UNOPS), organismo operacional da ONU. Com Valenzuela e equipe da UNOPS, Glauber Faquineli tratou sobre oportunidades no desenvolvimento de parcerias, para levar projetos voltados ao Desenvolvimento Econômico ao Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, como é proposto pela Agência Regional.
Agenda positiva – Para Glauber Faquineli, a maratona de agendas consolidou diálogos produtivos e que devem gerar importantes desdobramentos futuros. “Mesmo com nossa vontade e até mesmo necessidade de projetos mais imediatos, este trabalho de planejamento e desenvolvimento a médio e longo prazo é o que pode contribuir com a região, com o Estado e com o próprio país, no sentido de ter ações consolidadas, bem pensadas e bem planejadas. O pensamento é sempre e somente em levar benefícios à população”, analisou o Assessor de Assuntos Estratégicos Regionais da Prefeitura de Uberaba.
Enquanto diretor executivo da Agência Regional de Desenvolvimento Econômico do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, Glauber salienta que o apoio do Governo Federal e a participação no Conselho do CFEP abre o caminho para fortalecer ainda mais o desenvolvimento da região. “Em paralelo a estas agendas também já estamos trabalhando com diversos municípios na identificação de demandas para o desenvolvimento de projetos. Isto mostra a importância da união de forças do G70, que conta com 70 prefeitos da região”.
Jorn. Luiza Carvalho
Atendimento ao público: 12h às 18h
Av. Dom Luiz Maria Santana, 141 - Santa Marta - CEP.: 38061-080 - Uberaba/ MG - Tel.: (34) 3318-2000